Ordem Pública / HUMANIZAÇÃO

06 de Maio de 2017 09h55

PROCON realiza Mutirão de Conciliação no Pedra 90 e firma acordo em 70% dos casos

06/05/2017

ADÃO DE OLIVEIRA

Luiz Alves

Arquivo

Com 70% de acordos firmados, a Secretaria Municipal de Ordem Pública de Cuiabá, através do PROCON Municipal, realizou nesta sexta-feira (05), mais um Mutirão de Conciliação. Desta vez, o bairro contemplado foi o Perda 90, onde os moradores se concentraram na Praça do Ana Martinha, ou Praça do Caíque como é chamado o local, para receberem os atendimentos. Este é o segundo Mutirão de Conciliação desse ano na gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, e teve como base na visão geral do plano de administração, a humanização dos serviços ao povo cuiabano.

“O objetivo é trazer o PROCON para a rua no seio da comunidade, sair do escritório e atender ao cidadão, dentro da política de humanização”, disse o Secretário Adjunto de Proteção e Defesa  do Consumidor Gustavo Costa, destacando a importância do mutirão, em dar oportunidade de saber mais sobre o seu direito e dever enquanto consumidor. A primeira edição do Mutirão de Conciliação, foi no bairro Morada da Serra e oportunizou centenas de acordos comerciais (cerca de seiscentas conciliações), de pessoas que estavam em débitos, ou não sabiam que tinham créditos a receber.

Ainda segundo ele, a região foi escolhida por ser uma das mais populosas de Cuiabá, e por demandar alto índice de inadimplentes, por isso o número de parceiros para atendimento da população quase que dobrou em relação ao primeiro mutirão. “Estamos hoje com 10 parceiros fazendo  todo e qualquer tipo de atendimento, que vai desde a CAB, Energiza, até orientações  jurídicas e de saúde”, pontuou o Secretario Adjunto, lembrando que pela parceria, débitos de água, energia e telefonia por exemplo, puderam ser negociados no mutirão, mesmo os casos de serviços interrompidos.

No mesmo espaço do mutirão houve atendimentos aos usuários de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura, além de serviços  bancários pelo Banco do Brasil. Serviços de orientações jurídicas gratuitas, em ações civil, criminal e de família, como por exemplo pensão alimentícia. Orientações do SINE municipal, com encaminhamento ao primeiro emprego e vagas existentes no mercado, também foram oferecidos.  Já a Secretaria Municipal de Saúde realizou todo trabalho de prevenção a saúde com exames de glicemia, aferição e pressão arterial. Os casos mais graves eram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, com o devido acompanhamento. A Secretaria de Bem Estar Social colocou atendentes a disposição dos moradores para serviços de orientações.

A comunidade gostou da experiência do mutirão de conciliação, tanto que as barracas ficaram lotadas. “É uma iniciativa louvável da prefeitura em promover mais cidadania dando oportunidade para as pessoas mais carentes”, disse o presidente da associação de moradores do Pedra 90 primeira etapa Marcus Baiano, ao destacar a importância do mutirão. Para ele muitos nem tem como se deslocar para a região central, e descobrir onde pode negociar seus débitos. O líder comunitário ainda parabenizou a prefeitura e o PROCON pela iniciativa destacando a valia do poder público estar perto da comunidade, “A comunidade agradece muito pelo mutirão valeu a pena esperamos mais vezes”, terminou o  líder comunitário.

Ainda para o adjunto do PROCON o papel do órgão não é só punir, mas também de orientar o cidadão, de como obter seus direitos de forma a construir uma sociedade justa. Gustavo Costa garantiu que até o final do ano o mutirão deverá estar atendendo todos os bairros da capital e a meta é realizar um a cada mês. “As  vezes os comerciantes pecam no descumprimento da lei, por que desconhecem  a própria lei, e acaba tirando o direito ao consumidor e nos estamos aqui para orientar o cidadão e garantir esse mesmo direito a ele”, também disse. A expectativa de resolução e conciliação no pedra 90 é de até 70%, isto por causa da disposição dos moradores que compareceram ao local do mutirão. Em breve o órgão vai divulgar o balanço do resultado do mutirão no pedra 90, quantos acordos foram fechados ou negociados, quantas pessoas foram encaminhadas, “os casos que não forem resolvidos vai para a conciliação e procedimentos serão abertos no PROCON”, finalizou, relembrando a todos que mesmo se forem serviços de água e energia, os fornecimentos não serão devem ser interrompidos.