/ ACESSO A INTERNET

19 de Dezembro de 2018 09h20

Procon orienta sobre os cuidados com as compras virtuais

19/12/2018

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

A facilidade no acesso, podendo ser feita sem correria, sem filas, muito menos ter que procurar vagas no estacionamento e ainda o melhor de tudo, receber o produto no conforto de sua casa. Esses são alguns dos benefícios que podem ser pontuados e que estão fazendo com que cada vez mais as pessoas façam a opção por compras via internet.

Para esse público, o Procon Municipal de Cuiabá tem uma dica especial. O consumidor tem o direito de arrependimento nas compras virtuais de até sete dias, contados a partir da entrega do produto, para sua devolução ao fornecedor. Isso sem nenhum custo para o comprador. “Vale lembrar também que a devolução do produto não necessita de justificativa, além de receber o valor já pago pelo produto de volta”, orienta o secretário-adjunto de Defesa do Consumidor, Gustavo Costa.

Na oportunidade, Gustavo orienta ainda sobre como se proteger de publicidade enganosa e não comprimento de oferta, sendo essas armadilhas comuns para atrair a atenção dos consumidores. Sem falar na questão dos fretes, frisou Costa, o que mascara na maioria das vezes o preço final do produto. “O frete pode encarecer o preço final do produto. Busque se informar sobre os preços cobrados, caso sejam reajustados em níveis fora da realidade”, reforçou.

“Com a chegada das festas de fim de ano, a população costuma gastar além do costume. Então, todo cuidado é pouco para não entrar na lista dos endividados. Evite comprar por impulso se não tem referência do valor do produto ou serviço praticado pelo mercado. Compre apenas aquilo que você precisa e que conseguirá pagar. Precisamos lembrar que em janeiro muitas contas precisarão ser quitadas”, finalizou.

Para dúvidas e esclarecimentos o Procon Municipal de Cuiabá funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sem intervalo para o almoço, na Rua Joaquim Murtinho nº 554, Centro, Cuiabá- MT.