Ordem Pública / PROCON MUNICIPAL/ RELATÓRIO

20 de Julho de 2018 14h54

Procon Municipal potencializa atendimentos

20/07/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

O PROCON Municipal expandiu o acesso direto ao consumidor e divulgou, nesta sexta-feira (20), o relatório de atendimentos referentes ao primeiro semestre de 2018. Neste período, o órgão realizou ao todo 1.432 atendimentos e revelou os resultados eficazes com o novo aplicativo de denúncias que em pouco mais de um seis meses, após sua remodelação, já registrou 234 denúncias no período.

Já é possível afirmar que neste intervalo de tempo houve um aumento de 20% nos atendimentos se comparado ao ano passado quando foram contabilizados 1.670, durante todo o ano.

Por outro lado, os principais alvos de reclamação dos consumidores ainda são os serviços essenciais como energia elétrica, água, telefonia móvel e fixa. 

Entre as queixas mais comuns relatadas pelos consumidores estão: a insatisfação da prestação de serviços oferecidos, cobranças indevidas, aumentos injustificados de consumo e vendas casadas.

Outros serviços que também apresentam grande número de ocorrências são dos setores privados e de assuntos financeiros. Além de reclamações de estabelecimentos comerciais como supermercados, os consumidores procuraram o PROCON para efetuar reclamações a respeito de TV por assinatura, provedor de internet e conflitos diversos com agências bancárias.

Os levantamentos apontam ainda que mais 800 ações processuais instauradas e intermediadas pelo órgão de defesa foram realizadas neste período, no entanto, os acordos estão longe de ser solucionados, resultando na maioria das vezes na imposição de multa, quando verificada a infração às normas consumerista.

“Já estamos trabalhando para diminuir a dificuldade que temos com o quantitativo de audiências e seus respectivos acordos, para isso estamos prestando um atendimento preliminar que consiste, basicamente, em entrar em contato de imediato com a parte requerida e tentar a conciliação por telefone”, explica o secretario-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Gustavo Costa.

De acordo com o gestor do órgão, a dificuldade do acordo acontece porque as empresas, em questão, instalam um verdadeiro monopólio e não propiciam o desenvolvimento da concorrência para atrair o consumidor.

Sobre as denúncias via aplicativo, que já faz parte da rotina do órgão desde 2016, Gustavo afirma que a maioria é solucionada com o atendimento virtual, em que são oferecidos orientações e esclarecimentos.

Na busca pelo controle e regulamentação dos direitos do consumidor, o órgão municipal também realizou, nesses sete meses, diversos atos de fiscalização, englobando operações em conjunto com a Delegacia de Polícia de Defesa do Consumidor (Decon), ações de orientações preventivas, reclamações gerenciadas, ações in loco em comércio diversos, autuações e apreensões.

Para o segundo semestre, o PROCON Municipal irá realizar mutirões com oportunidades de negociações. A instituição continuará em conjunto com secretarias municipais prestando atendimentos em Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Convivência de Idosos (CCI). Também dará sequência às atividades programadas, como em datas comemorativas e eventos institucionais.

“O PROCON passou por uma reestruturação, disponibilizando mais servidores, melhorando o atendimento e está procurando levar o serviço cada vez mais próximo da população cuiabana”, concluiu o secretário-adjunto.

Canais de Atendimento 

Para atendimentos presenciais, a sede PROCON Municipal está localizado na Rua Joaquim Murtinho nº 554, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, telefone (65) 3641-6400.

Já para denúncias via aplicativo, basta baixar de acordo com as plataformas dos smartphone IOS ou Android.

 

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.goncalvescordeiro.proconcuiaba&hl=pt_BR

 

https://itunes.apple.com/pt/app/id1291882669?mt=8