Ordem Pública / ORIENTAÇÃO

06 de Abril de 2018 07h30

Procon Municipal e Sindicato orientam contribuintes no envio das informações do IRPF

06/04/2018

ANDRESSA SALES

Gustavo Duarte

Arquivo

Durante esta quinta-feira (05) as pessoas  que passaram pelo centro de Cuiabá, mais precisamente pela Praça Alencastro, puderam tirar suas dúvidas e saber dicas de como fazer a Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física. O Mutirão de atendimento ao público é uma parceria da Prefeitura de Cuiabá e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon- MT).

Segundo o secretário do Procon Municipal, Gustavo Costa, a ação promovida entre a Prefeitura e o Sindicato tem por objetivo colocar o executivo municipal, o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor à disposição dos contribuintes cuiabanos.

“Esta é uma iniciativa nacional, em que neste meses levamos o trabalho à sociedade de modo geral, buscando esclarecer sobre como fazer a declaração de maneira mais correta,  evitando penalidades e assegurando a proteção dos direitos inclusive no recebimento do crédito da restituição”, afirmou Gustavo Costa.

Foram disponibilizados 11 profissionais e mais 14 estudantes do curso de Ciências Contábeis, divididos ente os períodos matutino e vespertino.

“Tivemos atendimentos de pessoas com investimentos fora do país e do município, buscando orientações sobre as tributações, casos com pessoas que possuem mais de um rendimento, e outros. De modo geral ajudamos o contribuinte e alertamos sobre  qualquer erro no preenchimento, inclusive de centavos,  que motivam a inclusão do contribuinte na malha fina”, disse o presidente do Sescon-MT, Ironei Santana.

É comum os contribuintes deixarem para enviar suas declarações apenas no último dia do prazo final, mas é importante lembrar que a consequência é ter que explicar à Receita Federal todas as transações.

Os trabalhos tiveram início às 9h da manhã e foram encerrados às 17:00 horas. O prazo de encerramento da entrega do Imposto de Renda de Pessoas Física é no dia 30 de abril.