Ordem Pública / Comprometimento

25 de Janeiro de 2017 11h41

Procon municipal e estadual dialogam sobre formas de atuação na Capital

25/01/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

Arquivo

O Procon municipal e estadual se reuniram nesta quarta-feira (25), para dialogar sobre formas de atuação na Capital. Ao longo do encontro os gestores de ambos os órgãos reafirmaram o compromisso de trabalhar em conjunto em prol do cidadão, respeitando a autonomia natural correspondente a cada uma das duas unidades.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Salles, zelar pela reputação do Procon Cuiabá é uma das responsabilidades determinadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro. “Cuidar do nosso órgão reflete diretamente na forma como atendemos o cidadão e os fornecedores, uma vez que bem orientados e adequadamente tratados, nosso servidores serão capazes de estender este mesmo tratamento a todos que recorrem a nós”, afirmou.

Eliminar a competitividade e alinhar a linguagem no atendimento ao consumidor é também um aspecto fundamental para os órgãos. Segundo Gustavo Costa, secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, a satisfação daqueles que necessitam do serviço do Procon vem no instante em que seus interesses são tratados igualmente, independente de qual unidade será consultada na ocasião.

“O consumidor que nos busca está em uma situação de fragilidade, à procura de soluções definitivas. Se falarmos linguagens diferentes, com posicionamentos ambíguos, o conflito existente tardará para ser solucionado e nosso dever como órgão de proteção não será cumprido. Por isso precisamos estar em sintonia, atendendo aos anseios do nosso público, buscando equilíbrio nas relações de consumo”, pontuou.

Para Gisela Simona Viana de Souza, superintendente do Procon MT, este diálogo fortalece as instituições e resguarda o cidadão no que tange seus direitos e deveres. “Os órgão de defesa do consumidor são instituições de cunho técnico e devem se ater às suas normativas, atuando como mediadores na sociedade. O compromisso de atuar conjuntamente vai garantir isso, beneficiando diretamente a população”, concluiu.