Ordem Pública / OPERAÇÃO

15 de Março de 2017 17h25

Procon Cuiabá planeja ações para o aniversário de 298 anos

15/03/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

O Procon Cuiabá está planejando algumas ações para realizar em comemoração aos 298 anos, que será celebrado no próximo dia oito de abril. A programação especial deve contar com mais um tradicional Mutirão do Consumidor, além de orientações e uma blitz educativa, que vai entregar aos motoristas da cidade exemplares do Código de Defesa do Consumidor.

“Infelizmente não pudemos realizar nosso mutirão em alusão ao Dia Nacional do Consumidor, em virtude das obras de revitalização das Praças Alencastro e Ipiranga, mas estamos planejando operações que vão somar com um vasto leque de atividades que o prefeito Emanuel Pinheiro já está idealizando para nossa população, em todos os âmbitos municipais. Nosso objetivo é ampliar o acesso do cidadão aos seus direitos e temos convicção de que estas operações – que também incluem fiscalizações direcionadas – vão contribuir para o equilíbrio da relação cliente-fornecedor”, afirmou Gustavo Costa, secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor.

A data também será marcada com uma série de operações orientativas e fiscalizatórias para coibir a comercialização de ovos de Páscoa com preços abusivos. Segundo o órgão de defesa do consumidor, a diferença do mesmo produto entre os supermercados chega a até 40%, em alguns casos.

“Este período é também marcado pela Páscoa, época em que é muito comum testemunharmos preços altíssimos em ovos de chocolate. Alguns valores chegam a ser exageradamente abusivos e precisamos acompanhar a movimentação dos supermercados de Cuiabá para evitar os excessos na comercialização do produto. Além disso, estamos planejando uma operação para fiscalizar a venda de pescados, com o apoio da Vigilância Sanitária. O consumo da carne branca é elevado durante este período e há casos em que o manuseio do peixe é feito inadequadamente, bem como também ocorre a oferta de pescados estragados”.