Ordem Pública / Má qualidade

24 de Maio de 2016 17h32

Procon Cuiabá avalia fechar unidade do Extra por até 48 horas após grave denúncia

24/05/2016

Rafaela Gomes Caetano

O Procon Cuiabá está avaliando fechar o Supermercado Extra da Fernando Corrêa por até 48 horas, após uma grave denúncia realizada através do aplicativo do órgão. Segundo o denunciante, o estabelecimento estaria reaproveitando frangos congelados vencidos, vendendo-os desfiados em bandejas, a preços muito abaixo do valor de mercado. A denúncia foi apurada na tarde desta terça-feira (24) e a equipe de fiscalização ainda constatou no local mais de 100 produtos vencidos.

“A situação do Supermercado Extra é deplorável. Todas as vezes que realizamos operações no estabelecimento encontramos irregularidades que já deveriam ter sido sanadas há muito tempo. Além disso, o consumidor que nos procurou realizou uma grave denúncia, que precisa ser apurada com o apoio da Delegacia de Defesa do Consumidor – Decon. Os proprietários precisam se regularizar de forma permanente ou medidas mais drásticas serão tomadas. O consumidor já não tolera esse tipo de prestação de serviço e está cada vez mais atento”, revelou Carlos Rafael Carvalho, secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor.

Segundo o denunciante, o produto lhe chamou atenção pelo baixo custo. Considerando estar apenas com valor promocional, decidiu levar oito unidades para casa. A constatação da má qualidade do frango desfiado se deu no momento em que a embalagem foi aberta. Diz o consumidor que a carne apresentava cheiro forte e textura estranha. Para o Procon Cuiabá, a atitude do supermercado é gravíssima e revela má fé, pois ludibria o cliente, o levando a um prejuízo e coloca em risco sua própria saúde.

“É um absurdo considerarmos essa possibilidade, mas temos imagens que nos levam a crer que esta conduta realmente ocorreu e como órgão que protege os interesses da população, não vamos ignorar tal denúncia. Além disso, enquanto encontrarmos grandes levas de produtos vencidos no local, continuaremos batendo na tecla do controle de qualidade. O Extra atende um vasto número de clientes e mais do que nunca manter a integridade na prestação de seus serviços é essencial”, contou Carlos Rafael.

Dentre os 105 produtos vencidos, foram encontrados vários tipos de queijos, bolos recheados consumidos por crianças, massas recheadas como raviólis e iogurtes. A mercadoria apreendida será encaminhada para a Decon e o Procon Cuiabá vai acionar a 6ª Promotoria do Ministério Público Estadual para avaliar o caso do Extra, devido às inúmeras reincidências. Além disso, uma multa será aplicada em valor ainda a ser definido.