Ordem Pública / Orientações

07 de Novembro de 2016 17h23

Procon Cuiabá alinha ações para o fim de ano com associações comerciais

07/11/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

O Procon Cuiabá está alinhando suas ações fiscalizatórias para o fim de ano com diversas entidades do comércio  da Capital. As reuniões, que começaram nesta segunda-feira (07), seguem até quarta-feira (09) e visam orientar lojistas e profissionais do ramo gastronômico e hoteleiro a respeito do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e demais normas relacionadas à relação cliente-fornecedor.

“Estamos próximos ao Natal, época onde há o maior fluxo no comércio em todo o país e decidimos sentar com cada associação a fim de apresentar nosso programa orientativo para o consumidor neste período, com o objetivo de alinhar nossas ações com o trabalho dos lojistas. É fundamental que os estabelecimentos estejam aptos para atender e grande leva de clientes, sabendo respeitar seus direitos, evitando transtornos ou até mesmo constrangimentos por ambas as partes. Cremos que se as diretrizes forem adequadamente passadas para a classe comercial, teremos um fim de ano muito tranquilo e com bons resultados tanto para o órgão, como para os comerciantes”, afirma Carlos Rafael Carvalho, secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor.

Dentre as ações apresentadas às associações está o carro-chefe do Procon Cuiabá, intitulado Natal Legal. A iniciativa, que já completa seu terceiro ano, visa realizar orientações preventivas em diversos setores comerciais como bares, restaurantes, hotéis e lojas em geral e desta vez, abrangerá também o Shopping Popular. Além desta intervenção feita com o apoio dos empresários, o órgão de defesa do consumidor fará uma palestra aos comerciantes na quarta-feira, 16 de novembro.

“A palestra tem o foco de apresentar aos profissionais do ramo tudo o  que tange os seus direitos e também os do consumidor, sempre seguindo para uma boa relação de consumo entre ambos os lados. Através dessa orientação, questões ligadas à política de troca de produtos e prazos serão respondidas, para que não haja discrepâncias de uma loja para outra, tão pouco desrespeito do direito do cliente. Além disso, repetiremos nossa intervenção nos shoppings da Capital, onde equipes do Procon se encarregam de entregar cartilhas do consumidor para os frequentadores”, conclui Carlos Rafael.

As instituições convidadas para o encontro com o Procon foram a Associação do Shopping Popular, ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional de Mato Grosso), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), SHRBS (Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso) UNI SHOP (União dos Lojistas de Shopping Center) e FECOMÉRCIO (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso).