Ordem Pública / Crack é Possível Vencer

19 de Junho de 2015 17h21

Prefeitura interdita pousada na ‘Cracolândia’ por insalubridade e falta de alvará

19/06/2015

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

As atividades da Pousada Modelo estão interrompidas, a partir desta sexta-feira (19), por tempo indeterminado. O local foi interditado pela  Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura de Cuiabá por insalubridade nos cômodos e falta dos documentos necessários para o funcionamento, como alvará sanitário, licenciamento ambiental, entre outros.

O estabelecimento, localizado no bairro Consil, próximo à Estação Rodoviária, na região conhecida como ‘Cracolândia’, também é apontado como possível ponto para a movimentação do tráfico de drogas, além de já ter registrado casos de prostituição envolvendo dependentes químicas e até a morte de um policial por overdose.

“O local possui péssimas qualidades higiênicas e ainda fomos alertados a respeito desta movimentação duvidosa dentro do espaço. Segundo moradores, desde a instalação das câmeras do programa ‘Crack É Possível Vencer’, traficantes e dependentes tem evitado circular livremente pela região e aparentemente a pousada se tornou ponto de encontro entre eles”, afirma Zilmar Dias da Silva, secretário-adjunto de Segurança Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Segundo a arrendatária do espaço,          Ângela Maria Lima, os usuários de drogas apenas vão à pousada em busca de cigarros, bebidas ou algum auxílio. “Eles costumam comprar alguns produtos da nossa lanchonete e em alguns casos oferecemos água para que eles possam tomar banho”, conta.

Quanto às duas outras ocorrências já registradas, ela admite que “algumas jovens já alugaram cômodos para ‘programas amorosos’ e, infelizmente, tivemos essa fatalidade dentro da nossa pousada envolvendo um policial e algumas mulheres”.

A interdição foi liderada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, com o apoio das Polícias Civil e Militar.

 

Melhorias na região

Em vigor há duas semanas, o programa “Crack É Possível Vencer” já tem colhido resultados positivos na região. Segundo moradores, houve uma redução de 70% da concentração de usuários de drogas.

“Consequentemente, isso resultou também em uma redução no tráfico, garantindo maior tranquilidade para todos que convivem diariamente nestes bairros onde antes havia grande número de dependentes”, revela Zilmar.

Posteriormente, será feita uma análise de dados para apurar com precisão quais os efeitos positivos que a implantação da iniciativa tem surtido.

Na tarde desta sexta-feira (19), equipes das Secretariais Municipais de Assistência Social, Ordem Pública e o Consultório na Rua estiveram presentes na região, oferecendo auxílio para os dependentes químicos encontrados no local.