Ordem Pública / Homenagem

27 de Dezembro de 2016 14h55

Prefeitura e comunidades terapêuticas entregam Moções de Agradecimento para servidores

27/12/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com as comunidades terapêuticas da capital, entregou 26 Moções de Agradecimento aos servidores municipais e demais entidades que contribuíram com o fortalecimento das unidades de tratamento para dependentes químicos. A solenidade, que aconteceu na manhã desta terça-feira (27), ressalta a importância da união de forças entre poder público e a sociedade, a fim de permitir que pessoas em situação de vulnerabilidade consigam se reerguer e retomar suas vidas.

“É impactante reunirmos aqui todos aqueles que doaram seu tempo e seus recursos para que as comunidades terapêuticas pudessem funcionar rotineiramente. Além do apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Urbano e Assistência Social e Desenvolvimento Humano, outras instituições compreenderam a necessidade destas unidades e abraçaram a causa, tornando o trabalho iniciado por nós em algo infinitamente maior. E mesmo sem os recursos necessários para fornecer tudo aquilo que faltava estrutural e organizacionalmente nas unidades, a pasta de Ordem Pública teve o privilégio de contar até com doações de alimentos da UFMT, através do Restaurante Novo Sabor, responsável pelo fornecimento de refeições no RU”, revelou Noelson Carlos Silva Dias, secretário municipal de Ordem Pública.

Fruto do trabalho iniciado com o programa “Crack, é Possível Vencer”, as Moções de Agradecimento representam todos os esforços direcionados em transformar as abordagens a dependentes químicos em ações concretas. Segundo Zilmar Dias da Silva, secretário-adjunto de Segurança Pública, o projeto original tomou dimensões inigualáveis, somente possíveis graças ao auxílio conferido pelas comunidades terapêuticas e secretarias municipais que deram sequência no acompanhamento dos dependentes.

“Nós realizávamos as abordagens sem saber para onde encaminharíamos aqueles que desejassem tratamento contra o vício, até que tivemos contato com as comunidades, que habilmente abriram espaço para iniciar o processo de cura destes enfermos. O trabalho foi ainda mais além, com o Consultório Itinerante da Secretaria Municipal de Saúde, que ofereceu assistência médica aos usuários em visitas frequentes a todas estas unidades. Muito mais que conceder o amparo básico para os dependentes químicos, a parceria com a pasta de Trabalho também permitiu que eles tivessem novas oportunidades de vida, oferecendo cursos de informática sem qualquer custo. Com a quantidade de horas adequada e certificação, essas pessoas se tornaram capazes der almejar uma carreira profissional e pensar em seu futuro após o fim do tratamento”, disse.

Para Raimundo Egídio da Silva, coordenador da comunidade terapêutica Tenda de Abraão, a dedicação de cada um dos homenageados representa a gratidão por terem olhado para as necessidades de pessoas que carecem tanto de cuidado e amor. Segundo o pastor, 2016 foi um ano delicado, mas muito bem administrado graças às contribuições dos 26 contemplados com a moção. “Como a nossa unidade é muito nova, poucos conheciam o trabalho que desenvolvemos, o que comprometia a chegada de doações para a instituição. Com o apoio da Prefeitura, conseguimos dar maior visibilidade para nossas ações e, em contrapartida, fomos abençoados com o auxílio de entidades e servidores que se colocaram à disposição dos dependentes químicos”, concluiu.