Ordem Pública / CONSCIENTIZAÇÃO

28 de Abril de 2020 08h35

Prefeitura de Cuiabá monitora retomada gradativa das atividades econômicas

28/04/2020

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

A retomada gradativa das atividades econômicas iniciadas nesta segunda-feira (27) seguem as medidas preventivas à disseminação do novo coronavírus em Cuiabá, previstas em termos de compromisso assinados perante à Prefeitura de Cuiabá e representantes dos comerciantes. Por força do decreto 7886/2020, os empresários foram autorizados à reabertura dos estabelecimentos (setor atacadista e varejista), mas em horário diferenciado (das 10h às 16h).

Na manhã de segunda (27), equipes de Fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) percorreram diversas unidades e prestaram orientações aos comerciantes. Os agentes também perceberam a preocupação dos estabelecimentos em disponibilizar material de higienização, a demarcação no piso nas filas de caixas respeitando a distância para evitar  contágio, também a limitação de pessoas dentro do estabelecimento, além do uso obrigatório de máscaras.

“Após tantos dias do comércio de portas fechadas, é compreensível que tanto a população precisa comprar quanto o comerciante precisa vender. Mas é preciso cautela. A população já tem consciência de que se não obedecermos ao isolamento social, as chances de proliferação aumentam muito e todo o trabalho realizado nestes dias não adiantará e o contágio será inevitável”, ponderou o secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales.

Segundo o secretário, nas primeiras horas e reabertura de retomada gradativa das atividades se registrou  pequenas aglomerações que rapidamente foram contidas pelos fiscais da Sorp, além disso, algumas ruas como a 13 de Junho, Barão de Melgaço chegaram a ter congestionamentos.

"A população precisa entender que temos que manter a disciplina quanto ao plano estratégico e entender que não voltamos à normalidade. O apoio da população agora é imprescindível para passarmos por essa pandemia”, concluiu.