Ordem Pública / FLAGRANTE

04 de Maio de 2017 08h00

Prefeitura apreende caminhão ‘Bota Fora’ por descarte irregular em área verde

04/05/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública, apreendeu um caminhão da empresa Transolos Bota Fora, por realizar o descarte irregular de materiais de construção em uma área verde. O flagrante aconteceu durante um monitoramento ostensivo realizado pela equipe de fiscalização, nesta quarta-feira (03), no bairro Altos do Coxipó 2. 

“Atualmente a região está tomada por ocupações irregulares e nossa equipe de fiscalização tem monitorado a área constantemente, a fim de avaliar qual o momento mais propício para agirmos. Em uma dessas operações, constatamos que um caminhão de descarte de resíduos sólidos estava deliberadamente degradando a área verde que existe no local, depositando pilhas de entulhos. Com o flagrante constatado, fizemos a apreensão do veículo, que foi encaminhado para a Delegacia de Meio Ambiente – DEMA, junto ao seu respectivo condutor. A partir disso será instaurado um procedimento civil e criminal, para que as devidas punições pelos danos causados sejam aplicadas”, afirma Leovaldo Salles, secretário municipal de Ordem Pública.

Com a remoção de toda a cobertura vegetal da área por parte dos ocupantes irregulares, a pasta de Ordem Pública tem realizado uma análise local para dimensionar as motivações e possíveis consequências da devastação da vegetação nativa. Estima-se que as intervenções humanas com a degradação do espaço sejam propositalmente com o objetivo de fazer o solo perecer, tornando-o improdutivo.

“Os ocupantes querem ficar com esta terra e no ano passado chegaram até a aterrar a nascente presente na região, contribuindo ainda mais para o perecimento do solo. Estas posturas adotadas visam invalidar o território, fazendo com que ele perca o título de área verde. Desta forma, os invasores usariam o argumento de que não haveria a necessidade de preservação do espaço, uma vez que ele já não possui seu valor ambiental”, pontuou Rodrigo Rosa, gerente de Fiscalização da Ordem Pública.

Para coibir a devastação de áreas verdes e de preservação permanente, a Prefeitura de Cuiabá está planejando ações estratégicas que solucionem o problema terminantemente. “Ao lado do Poder Judiciário e do Ministério Público, estamos projetando operações que eliminem as invasões irregulares da nossa cidade e com o apoio dos moradores, que têm alertado a gestão pública sobre focos específicos de ocupações, estamos traçando um plano de atuação que preserve nossos recursos naturais, à medida que também impede a tomada de áreas de maneira desonesta e perigosa”, concluiu Salles.