Ordem Pública / CUIABA 298 ANOS/ PROCON CUIABÁ

07 de Abril de 2017 17h07

Mutirão do Procon Cuiabá atende cerca de 500 consumidores no CPA II

07/04/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

O primeiro Mutirão Procon Você de 2017 atendeu cerca de 500 consumidores na Praça Cultural do bairro CPA 2. O evento, que aconteceu nesta sexta-feira (07), garantiu aos moradores da região a oportunidade de renegociar suas dívidas com as empresas CAB Cuiabá e Energisa, com condições exclusivas. A ação também foi marcada pela presença inédita das operadas de telefonia e televisão a cabo, Claro e Net, além de contar com algumas comissões de Direito da OAB, CDL Cuiabá e Caixa Econômica.

“Nosso tradicional mutirão da conciliação está de volta, em uma edição especial em alusão aos 298 anos de Cuiabá e é nítido o quão valorizado ele é. Só aqui na região do CPA 2 tivemos a oportunidade de atender um vasto leque de clientes, que contam com o Procon como seu grande aliado na hora de sanar seus conflitos. Essa iniciativa é marcada pelo atendimento cuidadoso ao cidadão, que não precisa sofrer para ver seus direitos como consumidor serem devidamente cumpridos. Com o auxílio de nossas equipes e os parceiros que abraçaram a causa, conseguimos facilitar o acesso do contribuinte à mediação, rompendo as barreiras da burocracia, da morosidade, além de tornar a relação cliente-fornecedor mais justa”, afirmou Gustavo Costa, secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor.

Dentre as facilidades ofertadas para o consumidor, a CAB Cuiabá novamente trouxe condições de renegociação de dívidas específicas para o mutirão. Segundo Érica Pereira Carvalho, assistente de Gestão de Cliente da companhia de água, o contribuinte que procurou a instituição encontrou facilidades de pagamento bem distintas em relação às opções ofertadas na sede da empresa.

“Aqui o munícipe teve a oportunidade de negociar seus débitos sem juros, dando apenas 10% do valor devido como entrada. Além disso, as condições de parcelamento foram absolutamente conciliatórias, oferecendo a chance de dividir a dívida em até 18 vezes, novamente sem ônus. Alguns clientes saíram do mutirão com acordos excepcionais, pagando valores correspondentes a R$ 40. Indo mais longe, realizamos a colocação de hidrômetros sem qualquer custo, bem como readequamos matrículas que possuíam fraudes (religações por conta própria ou desvio de água para reduzir a fatura) com 50% de desconto”, pontuou.

Para os clientes interessados em solucionar seus conflitos com a Energisa, a companhia ofertou facilidades de parcelamento exclusivas, que distinguem da metodologia adotada pela empresa em seu espaço físico. “Na agência, as parcelas são feitas em seis vezes, mediante uma entrada de no mínimo 30%. Nesta ação, o parcelamento poderá ser feito em até 12 vezes, com o pagamento inicial referente a apenas 20%. Foi uma chance valiosa de se adequar sem comprometer o orçamento de forma excessiva”, afirmou Luiz Henrique Jesus da Silva, auxiliar comercial da empresa.

Além das condições de renegociação, o mutirão do Procon Cuiabá realizou atendimentos orientativos, por meio da CDL Cuiabá. Segundo o coordenador de produtos da entidade, Luiz Antonio, é fundamental que o consumidor tenha as informações corretas para planejar seus gastos, sem se comprometer futuramente. “Fizemos consultas no SPC e Serasa e orientamos o cidadão em relação à educação financeira, como negociar suas dívidas, a quem recorrer nestes casos e como proceder com o planejamento de seus recursos. São informações cruciais que ajudam o cliente a manter hábitos de consumo saudáveis”, concluiu.