Ordem Pública / COOPERAÇÃO

13 de Fevereiro de 2019 09h39

Município assina Termo de Cooperação com ABIN- MT

13/02/2019

ANDRESSA SALES

Davi Valle

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assinou nesta terça-feira (12), Termo de Cooperação Técnica com a Superintendência Estadual da Agência Brasileira de Investigação (ABIN) para juntos trabalharem nas questões ligadas a Segurança Pública e Defesa Social. Cuiabá é o primeiro município da região Centro-Oeste a assinar uma cooperação com a instituição.

A assinatura do termo aconteceu por intermédio da Secretaria de Ordem Pública. Das obrigações estabelecidas pelas partes estão: estabelecer um canal de comunicação para que possam trocar os conhecimentos produzidos, fornecer acesso à informações de outras instituições utilizando-os exclusivamente em processo ou procedimento formal desenvolvido para fins de funções institucionais, envolver os servidores em cursos e eventos de interesse da atividade de inteligência e da pasta em questão, entre outras obrigações gerais.

Para Emanuel Pinheiro, a parceria com a ABIN estabelece um trabalho em conjunto de diversas instituições que agora passa a contar com a participação da Prefeitura de Cuiabá.

“O município está sempre de portas abertas para essas parcerias para a Segurança Pública e o desenvolvimento estratégico. Isso é muito importante, e esta parceria agrega muito porque em nível municipal somos o primeiro a concretizar a parceria. Entre as capitais, Cuiabá é a terceira do país a promover essa cooperação, para nós é uma honra", afirmou.

“A inteligência trabalha de uma forma geral, a colaboração é muito importante para nós e quando aumentamos o leque de colaboração com outras instituições, com outras visões sobre a localidade que estamos inseridos, gera para nós uma possibilidade grande de contribuir com nossas análises. A gente sai ganhando, o órgão que está fazendo a parceria sai ganhando, porque a gente pode, nessa troca de experiência dentro da atividade de inteligência, contribuir de forma efetiva”, explica o superintende da ABIN em Mato Grosso, Fábio Oliveira.

De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales, todas as instituições públicas sérias desse país, participam dessa comunidade e a Prefeitura através da Ordem Pública tem a alegria de participar, possibilitando a construção de conhecimento e análise de realidades, etc. “O objetivo é fazer a defesa daquilo que pra nós irá representar ameaça e identificação de oportunidade para a sociedade, principalmente de manutenção do estado democrático de direito, temos muito a ganhar com essa parceria, e a possibilidade da ABIN estar ofertando para nós as atividades de formação nessa área é muito significativo”, disse.