Ordem Pública / Atendimento

23 de Julho de 2016 17h05

Moradores do Parque Cuiabá são atendidos por mais um Mutirão de Conciliação do Procon

23/07/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Os mais novos contemplados pelo já tradicional Mutirão de Conciliação do Procon Cuiabá foram os moradores do bairro Parque Cuiabá. A ação, que aconteceu nesta sexta-feira (22), realizou atendimentos,  mediou negociações com a CAB Cuiabá e Energisa e ofereceu orientações sobre questionamentos de qualquer natureza levados pelos interessados.

“Neste mês optamos por trazer nosso mutirão para a comunidade do Parque Cuiabá, que abrange uma grande quantidade de moradores, além de ser uma região bem deslocada da parte central da capital, onde o Procon Cuiabá e as prestadoras de serviço CAB e Energisa também se encontram. Ao darmos esse passo em direção ao consumidor, fortalecemos a premissa de que a gestão pública trabalha em vista dos interesses da população. Rompemos com longos deslocamentos e ofertamos uma qualidade especial de atendimento, com opções exclusivas pertencentes apenas aos mutirões”, afirmou Carlos Rafael Carvalho, secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor.

Além das facilidades de parcelamento de faturas e o requerimento de enquadramento na Fatura Social, que garante quase 50% de redução nas contas de água e luz para famílias com condições financeiras precárias, o Mutirão de Conciliação contribui para a desburocratização do atendimento ao cidadão. Segundo Fábio Pinheiro da Silva, assistente comercial da Energisa, a iniciativa feita em parceria tem aprimorado o trabalho da empresa, consequentemente melhorando a qualidade da prestação do serviço ao consumidor.

“Estas ações são de suma importância, pois nelas conseguimos solucionar conflitos sem que o usuário precise abrir uma denúncia contra a empresa, o que protela sua resolução. Além disso, muitos dos problemas frequentemente enfrentados pelo consumidor são simples de se resolverem, e aqui podemos concluir em um dia, um chamado que demoraria até dois meses, caso fosse feito direto na Energisa. Através desta iniciativa nós melhoramos o atendimento à população e evitamos a perpetuação da má prestação do serviço”, revelou.

Para a Comissão do Direito do Consumidor da OAB-MT, fazer parte do mutirão fortalece as instituições públicas e o próprio consumidor, que se vê amparado diante de conflitos. Para o secretário geral da pasta, Fábio Nunes, é papel da instituição se certificar que todo e qualquer cidadão esteja sendo devidamente auxiliado quanto ao cumprimento de seus direitos.

“A OAB sempre busca orientar o consumidor em circunstâncias de qualquer natureza, sem deixa-lo desamparado. E com a presença de um advogado na mediação de suas negociações, o munícipe se sente mais seguro, confiante de que não será prejudicado ou até mesmo ludibriado diante da empresa denunciada. É uma forma de garantirmos que ele seja bem atendido e respeitado”, apontou.

Para o consumidor, os mutirões rompem com a má impressão que muitos nutrem em relação ao setor público. Além disso, eles devolvem o sentimento de justiça e dignidade a muitos moradores que sofrem com o atendimento muitas vezes ineficiente das prestadoras de serviço, como é o caso da dona Joana Maria da Silva. Sem água por seis meses, a moradora do Parque Cuiabá sofreu com o descaso da empresa, que efetuou cobranças indevidas durante um período onde não houve qualquer consumo.

“Fiquei alguns meses viajando e a minha casa ficou trancada por todo esse tempo. No entanto, tive cobranças mensais que ultrapassaram R$ 400, o que prejudicou muito minha situação financeira. Após tantas tentativas frustradas, já estava desencorajada, pensando que meu problema não seria resolvido. Mas quando vim ao mutirão, além de ser muito bem recebida, fui atendida prontamente e logo a CAB Cuiabá reconheceu a falha e resolveu a questão, eliminando R$ 1.300 de fatura e religando instantaneamente o fornecimento de água na minha residência. Graças ao Procon e a Prefeitura de Cuiabá, finalmente posso seguir adiante com a minha vida”, concluiu a dona de casa, que presenteou a equipe do mutirão com bolos e suco, como forma de gratidão.