Ordem Pública / Segurança pública

27 de Maio de 2015 17h44

Gabinete de Gestão Interativa une Poderes para melhorar ações de segurança

27/05/2015

RAFAELA GOMES CAETANO

Marcos Vergueiro

Arquivo

A instalação do novo Gabinete de Gestão Interativa Municipal (GGI-M), que aconteceu na tarde desta quarta-feira (27), já fica marcada pela união dos três Poderes públicos em favor da população cuiabana. Com o foco na segurança pública da capital, o órgão visa otimizar as ações do município, estado e governo federal de forma ordenada.

A cerimônia também foi marcada pela posse do novo secretário executivo, Zilmar Dias da Silva, secretário-adjunto municipal de Ordem Pública. Segundo ele, o GGI-M possui papel significativo para a gestão e é obrigatório conforme aponta o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, do governo federal.

“Essa instituição exerce papel deliberativo e executivo e vai gerar uma sinergia das posturas e ações em prol da segurança pública de Cuiabá. Queremos trabalhar juntos e de forma harmônica, sempre a um passo a frente, agindo preventivamente. Sendo assim, conseguiremos obter resultados melhores e mais duradouros, com uma cidade mais segura”, afirma.

Composto por 25 membros oriundos das três esferas públicas, o gabinete também atuará com maior eficácia de maneira estratégica, priorizando um serviço de inteligência capaz de antecipar crimes e demais ocorrências na Capital.

“Seremos estratégicos a fim de coibir práticas criminosas antes que elas se espalhem em nosso meio. Uma forma de cumprirmos esse compromisso é envolver aqueles setores que, ainda sem ligação direta com a segurança pública, são reflexos dela, como comunidades terapêuticas, entre outros”, diz Zilmar.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, Eduardo Henrique de Souza, este gabinete garante maior tranquilidade para a população, “pois ela será uma ferramenta ativa que vai buscar soluções eficazes para a segurança pública de Cuiabá. Todos ganharemos e em longo prazo sentiremos os efeitos de viver em uma cidade mais segura e protegida pelo poder público”, conclui.

 

A primeira reunião do GGI-M está marcada para 17 de junho e o órgão funcionará provisoriamente na Casa dos Conselhos.