Ordem Pública / SEGURANÇA

09 de Maio de 2017 14h48

Força tática do Jornada Voluntária inibi consumação de drogas no Pronto Socorro

09/05/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

A força tática instaurada por meio do projeto municipal Jornada Voluntária tem surtido efeitos significativos em apenas um mês de funcionamento. Na manhã desta terça-feira (09), a guarnição da Polícia Militar responsável por garantir a segurança do Pronto Socorro flagrou um servidor contratado do hospital portando quantidade significativa de uma substância análoga à maconha. Após a apreensão do material, o mesmo foi detido e encaminhado para o SISC Planalto, além de sofrer demissão por justa causa.

“Nossa equipe já tem trabalhado arduamente para mudar a atual situação do Pronto Socorro, melhorando o controle de entrada e saída de pessoas, certificando que haja identificações para todos aqueles que circulam no perímetro. O trabalho é gradativo, mas seus efeitos já estão sendo sentidos. Queremos coibir todos os tipos de irregularidades e já estamos fazendo um levantamento do local para diagnosticar quais os problemas relacionados à segurança e de que forma podemos operar ostensivamente, permitindo que o hospital se torne um ambiente mais adequado tanto para nossos servidores, como para os pacientes e seus familiares. Hoje é apenas um dos primeiros resultados de um trabalho constante que renderá muitas outras vitórias para a população cuiabana”, afirmou Leovaldo Salles, secretário municipal de Ordem Pública.

A constatação da ilegalidade foi realizada durante uma das frequentes rondas dos policiais no hospital. Ao sinalizarem uma movimentação suspeita entre o servidor em questão e um paciente – que já recebeu reclamações por seu comportamento no período noturno –, foi feita a abordagem e a verificação da presença da substância ilegal. Outro aspecto que resultou nesta ação foi a análise da guarnição em relação ao horário em que o servidor se encontrava no local de trabalho.

“Como nossas equipes têm feito este levantamento observacional do Pronto Socorro, os atributos organizacionais e estruturais da unidade estão sendo minuciosamente acompanhados e foi comprovado que o servidor, que exerce a função de carregador de maca, só opera no período noturno. Sua presença no horário matutino e sua chegada por um local alternativo – e não pela entrada principal –, mediante tais circunstâncias suspeitas, geraram dúvidas imediatas nos policiais, que atuaram no momento exato, coibindo qualquer consequência futura”, afirmou Noelson Carlos Dias, secretário-adjunto de Fiscalização.

Para a médica Zamara Brandão Ribeiro, infectologista do Pronto Socorro desde 2004, esta é a primeira vez que uma gestão se posiciona genuinamente em favor da segurança do Pronto Socorro. Segundo a servidora, a sensação de tranquilidade está começando a fazer parte da rotina de todos, aspecto até então desconhecido para profissionais e munícipes habituados a frequentar o hospital.

“Hoje temos uma retaguarda, uma proteção que nos da confiança e paz para exercermos nossas funções. Estávamos tão habituados a ter sobrecarga de funções, dividindo nosso tempo entre a saúde do paciente e todas as demais circunstâncias, que já não sabíamos o que significava concentrarmos apenas na vida daqueles que precisam. Com o intenso trabalho do projeto Jornada Voluntária, a situação tem mudado aqui. Sabemos que todas as transformações são gradativas, mas pela primeira vez eu sinto como médica e servidora municipal que há um investimento humanizado, que tem surtido efeitos muito positivos”, concluiu.