Ordem Pública / Na Copa

25 de Junho de 2014 16h54

Força Municipal atuou na segurança de turistas e cuiabanos na Copa

25/06/2014

PRISCILLA VILELA

Turistas e a população cuiabana receberam um auxílio especial que garantiu a segurança nos dias dos Jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 em Cuiabá. A Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública garantiu a integridade física de chefes de Estado que estiveram na capital por conta do mundial e coordenou as equipes que realizaram patrulhas de fiscalização no entorno da Arena Pantanal.

O secretário de Apoio à Segurança Pública, Henrique de Souza, afirma que equipes integradas da Força de Segurança participaram de frentes de segurança durante os quatro dias de jogos em Cuiabá. Ao todo, foram 40 pessoas, entre policiais militares, civis e agentes de meio ambiente, que participaram, por exemplo, de ações policiais relacionadas aos turistas de outros países.

“Nossas equipes agiram de forma integrada, realizando ações que foram desde rondas em áreas no entorno da Arena Pantanal para fiscalizar o uso de marcas e patentes, até a coordenação da segurança na Arena Cultural, um dos eventos realizados pela Prefeitura de Cuiabá para apresentar a cultura de Mato Grosso aos turistas”, disse.

Os representantes das embaixadas da Nigéria, Japão, Coréia do Sul, Austrália, Chile, Colômbia e Rússia, receberam atenção especial da pasta. Todos eles montaram no escritório Executivo da Prefeitura de Cuiabá, no bairro Santa Rosa, consulados itinerantes, que tratavam de eventuais problemas com turistas estrangeiros – e receberam a proteção especial de agentes da Força Municipal de Segurança.

A embaixadora da Colômbia no Brasil, Patrícia Cárdenas, foi uma delas. Na última terça-feira (24), ela esteve em Cuiabá para assistir o jogo de seu país contra o Japão e aproveitou para prestigiar a Arena Cultural. Além desse acompanhamento, a Prefeitura de Cuiabá auxiliou ainda na condução de casos em que os turistas perdiam documentos.

“Esse foi um serviço diferenciado oferecido pelo prefeito Mauro Mendes e que foi bastante elogiado pelos representantes das embaixadas. Com exceção da Bósnia-Herzegovina, todos os países que tiveram jogos aqui utilizaram dessa ferramenta oferecida por nós e puderam aproveitar a Copa do Mundo aqui em Cuiabá com muita mais tranqüilidade”, ressaltou Henrique de Souza.