Ordem Pública / LIGAÇÕES CLANDESTINAS

19 de Janeiro de 2018 11h28

Fiscalização da Prefeitura combate o furto de energia em praça central

19/01/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou uma operação de fiscalização e combate ao furto de energia elétrica na região da Praça Bispo Dom José, nesta sexta-feira (19). A ação desenvolvida em parceria com a concessionária de energia, Energisa, tem o objetivo de prevenir e evitar a reincidência dos conhecidos "gatos".

A concessionária fiscalizou em 2017 mais de 94 mil pontos e registrou 15.164 irregularidades em Cuiabá, destas, somente 1.324 unidades foram regularizadas.

De acordo com o diretor do Núcleo de Apoio a Segurança Pública, Marion Metello, no local foram constatadas diversas ligações clandestinas realizadas pelos vendedores ambulantes, que furtam a energia direta do quadro de distribuição da praça, localizado dentro do chafariz.

“O foco da operação é retirar essas ligações clandestinas, além destas práticas constituírem crime de furto que colocam em risco a saúde das pessoas que transitam pela praça, causam danos em toda a fiação elétrica do painel e ainda oneram os cofres públicos já que a energia consumida por eles, é paga pelo município", explicou.

Os comerciantes encontrados furtando energia da praça foram orientados a como solicitar uma ligação de energia junto a concessionária e também a adequar o ponto de atuação do comércio, com a confecção do Termo de Permissão de Uso (TPU) junto a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Em setembro a Praça Bispo já havia sido alvo de uma operação de impacto em parceria com a Polícia Militar. Sete irregularidades foram encontradas na época. Na operação todos os clientes foram desligados.

Novas ações semelhantes a esta devem ocorrer nos próximos dias em locais a serem mapeados secretaria, na área central da capital.