Ordem Pública / COMBATE À POLUIÇÃO SONORA

19 de Agosto de 2022 07h10

Fiscais da Secretaria de Ordem Pública participam de curso prático de manuseio de sonômetro

19/08/2022

NATHANY GOMES

Luiz Alves

Um grupo de 40 fiscais, vinculados à Secretaria de Ordem Pública (SORP), participou nesta quinta-feira (18) do curso prático de manuseio do sonômetro, aparelho utilizado para medir o nível da pressão sonora de um determinado ambiente. A iniciativa é considerada inédita, uma vez que o efetivo municipal passa a ser o único em Mato Grosso a contar com equipamentos de alta qualidade. 

Foram disponibilizados oito aparelhos que irão auxiliar os agentes no combate às ocorrências desta natureza, primando pelo cumprimento efetivo do limite de decibéis estabelecido para áreas residenciais, industriais, comerciais e mista. 

O titular da SORP, Leovaldo Sales, destacou o avanço a nível estadual conquistado pela Prefeitura de Cuiabá, otimizando o tempo de resposta à sociedade cuiabana. "Estamos equiparados em termos de modernidade, dando um retorno rápido e positivo aos cidadãos, fator este que precisa ser valorizado, melhorando atuação, caminhando de maneira coletiva, primando pela absoluta qualidade no desencadear de nossas ações, atendendo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro", declarou. 

Os infratores que infringirem as normativas vigentes, estão sujeitos a multas e outras penalidades. A população pode colaborar na repressão dos casos de forma anônima ou identificada. Para isso, basta registrar as manifestações, por meio dos canais de comunicação: Disque Silêncio (65) 99341-3000, com  o horário de atendimento das 22h às 3h, de quinta-feira a domingo; Disque Denúncia (65) 3616-9614, que opera no horário comercial das 08h às 18h. 

Rodrigo Rosa é um dos fiscais que participaram do treinamento e comemorou a implementação do novo instrumento de trabalho. "Fazemos diariamente ações repressivas e orientavas, porém, agora temos uma ampliação dos conhecimentos técnicos com o sonómetro, atendendo aos critérios estabelecidos pela legislação", finaliza.