Ordem Pública / PEDRA 90

06 de Fevereiro de 2015 13h31

Fiscais da prefeitura participam de operação conjunta com a PM no Pedra 90

06/02/2015

ADEMAR ANDREOLA

Tchélo Figueiredo

Duas equipes de fiscalização da Prefeitura de Cuiabá participaram na noite de quinta-feira (05), de mais uma ‘operação saturação’, promovida pelo 24º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Pedra 90. As esquipes foram compostas por 8 fiscais, sendo 4 da Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Ordem Pública e 4 da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde.

A operação, que contou também a participação do Corpo de Bombeiros, teve por finalidade verificar e impedir a venda de bebidas alcoólicas a menores, tráfico de drogas, uso de som em automóveis e estabelecimentos públicos com volume acima do permitido e sem autorização. Foram feitas ainda abordagens sobre eventuais crimes de trânsito, como direção perigosa e condutores sem habilitação.

Na operação os fiscais municipais vistoriaram três bares e interditaram dois que estavam com alvarás vencidos ou sem o protocolo de renovação. O diretor de Fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, Aécio Dias Pacheco, que comandou a operação, explicou que o prazo para renovação venceu no dia 31 de janeiro. Em um deles, além da interdição por falta de alvará, os fiscais notificaram também o proprietário a resolver, no prazo de 30 dias, questões relativas à falta de higiene.

Na praça central do bairro, os fiscais orientaram pessoas que se diziam ‘vendedores ambulantes’ para regularizar sua situação junto à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Outra situação irregular encontrada no local é com relação a brinquedos destinados a crianças que estão instalados irregularmente, ocupando um espaço público de lazer, sem oferecer boas condições de segurança, nem recolher qualquer taxa para a prefeitura.

Aécio Dias Pacheco disse que a operação terá continuidade, não apenas no Pedra 90, mas também em outros locais em que foram detectadas ou  denunciadas irregularidades. Segundo Pacheco, a ação em conjunto com a Polícia Militar dá mais tranquilidade para os fiscais realizarem seu trabalho. “A presença da polícia inibe reações mais duras ou até violentas contra os funcionários em alguns casos”, disse.