Ordem Pública / ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ

11 de Abril de 2018 08h00

Emanuel Pinheiro apresenta projeto para proteção e segurança dos alunos nas escolas

11/04/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

O Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Márcia Pinheiro fizeram a apresentação do projeto “Anjos da Guarda”, nesta terça-feira (10), para atender 88 escolas no perímetro urbano do município de Cuiabá, na prevenção de danos causados no ambiente escolar pelo consumo de drogas, bebidas alcoólicas e violência de modo geral.

Na oportunidade o chefe do executivo fez a entrega simbólica das chaves de cinco viaturas operacionais que auxiliarão na logística de trabalho das equipes de apoio a segurança pública municipal.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, também é  papel da gestão proporcionar segurança e reforçar a relação entre educação e cidadania nas unidades educacionais municipais da capital.

“Um projeto dessa natureza, não se resume apenas na responsabilidade do município, é necessário envolver também as instituições, como a Policia Militar as várias secretarias municipais e especialmente a comunidade. Recentemente encaminhei para todos os secretários o plano de governo de cada secretaria para que eles zelem durante todo o nosso mandato e cumpra os compromissos estabelecidos com a população cuiabana“, enfatizou Emanuel Pinheiro.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, o projeto é mais um compromisso de campanha do chefe do executivo, que contará com a participação da secretaria Municipal de Educação para nortear as prioridades para as unidades que mais necessitam do acompanhamento ostensivo.

O projeto irá atender professores, coordenadores, pais/responsáveis e alunos de todas unidades educacionais do município subdivididos por região. A primeira região a ser atendida será a Norte.

“A atuação do programa será em 88 escolas no perímetro urbano e mais sete escolas do campo. Nosso primeiro foco de atuação serão aquelas que apresentam maior número de vulnerabilidade, que são exatamente as localizadas na região norte e seu entorno. A Secretaria de Ordem Pública irá penetrar nas escolas para fazer a interação do policial com o corpo docente e também com os jovens e adolescentes que frequentam a escola pública. O resultado que esperamos é transmitir a sensação de  segurança e prevenir a criminalidade criando em cada um desses cidadãos a responsabilidade social”, ressaltou o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales.

A dinâmica do projeto envolve programas de orientações, palestras com pais e alunos, visitas periódicas nas unidades e posteriormente a assinatura de um convênio permitirá a aplicação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) – Um projeto do Estado que foi abraçado pela Polícia Militar–, para que as unidades identificadas com um alto índice de criminalidade receberam as instruções para que os alunos participem de um curso de formação.

“Antes de elaborarmos esse projeto fizemos um trabalho completo de levantamento estatístico com análises criminais de todas as escolas municipais e agora tudo o que foi planejado e elaborado vamos executar, tomando por base sempre o plano de governo do prefeito. Também seremos bem flexível na aplicação, justamente para que possamos moldá-los e irmos melhorando à curto, médio e longo prazo”, explica o secretário-adjunto de Apoio à Segurança Pública, Marion Metello.

A solenidade também contou com a participação do deputado Estadual Sebastião Rezende, dos secretários municipais de Governo, Carlos Roberto da Costa; Planejamento, Zito Adrien; Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho; Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, o tenente-coronel da PMMT, Waldemir Soares, a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado; o adjunto de Proteção e defesa do Consumidor, Gustavo Costa; adjunto de fiscalização da SORP, Benedito Alfredo Granja; adjunto de Governo, Lincoln Sardinha, os vereadores Eliseu Nascimento e Paulo Henrique, além de técnicos da secretaria de Ordem Pública e demais colaboradores.