Ordem Pública / Inovação

14 de Abril de 2015 16h53

Aplicativo para denúncias aproxima consumidores do Procon Municipal

14/04/2015

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Trazer a população para mais perto da gestão municipal agora também será possível através da tecnologia móvel, com o lançamento do aplicativo Procon Cuiabá, que aconteceu nesta terça-feira (14).

Disponível para as plataformas IOS e Android, a mais nova ferramenta já está disponível para download gratuitamente e permite que consumidores exerçam o papel de fiscais, realizando denúncias, queixas e questionamentos a respeito dos serviços prestados na Capital, estando em qualquer lugar.

A facilidade de interação com o dispositivo e suas inúmeras funcionalidades conferem aos usuários o direito de efetuar denúncias com o envio de fotos, sem a necessidade de ir até a sede do órgão para oficializar sua queixa.

“Nosso grande desafio foi aproximar o consumidor do Procon e este aplicativo veio como uma solução eficaz para esse impasse. Essa ferramenta vai ajustar a relação entre clientes e empresas, dando mais transparência sobre a qualidade dos serviços prestados, além de conferir ao cidadão o poder de cobrar o órgão a respeito dos seus direitos”, afirma Eduardo Henrique de Souza, secretário municipal de Ordem Pública.

Dentre as funcionalidades, o aplicativo Procon Cuiabá também permite que o usuário acompanhe as ações do órgão através de notícias, acesse o Código de Defesa do Consumidor e o site da Prefeitura de Cuiabá. A plataforma também conta com um fórum de discussão, onde clientes e empresas poderão manter contato, que será intermediado pelo órgão.

Para o diretor-executivo do Procon Municipal, Carlos Rafael Carvalho, trazer a ferramenta à vida é a realização do primeiro de muitos sonhos para a instituição.

“É gratificante demais poder entregar esse presente para nossa comunidade. Este instrumento chega às mãos do consumidor para que ele se sinta protegido e devidamente amparado pelo munícipio. Aqui eles poderão fazer denúncias oficiais e dar entrada em procedimentos administrativos, da forma mais cômoda e desburocratizada possível”, conta.

A importância do aplicativo vai além da proximidade gerada, “pois falar em eficiência do poder público é falar em transparência”, conforme conta Rodrigo Palomares, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB. “Indo mais longe, todos somos consumidores e ter uma arma como essa ao nosso lado traz maior celeridade e fortalecimento na busca pelo equilíbrio com as empresas e seus serviços”, conclui.

O lançamento contou também com a presença de alunos da Escola Estadual Nilo Póvoas e da Delegacia do Consumidor.