/ PROFESP

14 de Dezembro de 2018 09h12

Alunos de rede municipal continuarão participando do Programa Forças no Esporte

14/12/2018

ANDRESSA SALES

Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá irá reafirmar, por mais dois anos, o Termo de Acordo com o 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, visando dar continuidade nos trabalhos do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Nessa quinta-feira (13), 60 crianças e adolescentes, formandos da iniciativa, participaram, junto com a família, da solenidade de encerramento das atividades de 2018. A ideia é que, em 2019, cerca de 100 alunos de escolas municipais, de faixa etária entre 9 e 14 anos, participem de atividades desportivas, recreativas, psicomotora e cognitivas.

Além de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, o PROFESP democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte, oferecendo atividades esportivas e educacionais. O programa oferta ainda uma alimentação saudável e de qualidade, reforço escolar, ações cívico-sociais, palestras e campanhas educativas, orientações de cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais.

Representando o chefe do Executivo municipal, o Secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales compareceu a solenidade, que contou com apresentação e desfile cívico da Banda Musical do 44° Batalhão. “Esse programa deixa o poder público municipal muito maior. Promover a inclusão social e o desenvolvimento humano, por meio da prática esportiva e, consequentemente, contribuir para a melhoria do comportamento e do rendimento escolar é imprescindível para a construção de cidadãos com caráter”, disse o secretário.

A parceria com o Município acontece por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), que responde com o transporte das crianças da escola até a unidade do Exército. As atividades acontecem três vezes por semana: as terças, quartas e quintas-feiras. “O termo firma o compromisso para que nos próximos anos o mesmo trabalho, que já é sucesso, continue sendo desenvolvido com essas crianças”, disse o Comandante do 44° Batalhão, Nilberti Viana Gramosa.

Em Cuiabá, o programa teve início em 2015 e é realizado durante quatro meses, no segundo semestre.

PROFESP

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do programa Segundo Tempo, do Governo Federal. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte, responsável pelo material esportivo, e do Desenvolvimento Social e Agrário, que disponibiliza recursos para o fornecimento de uma alimentação saudável e de qualidade para os participantes.

Além de disponibilizarem as unidades militares, as Forças Armadas também oferecem serviço médico, odontológico e de assistência social, coordenadores e monitores.