Ordem Pública / SEGURANÇA

13 de Abril de 2018 08h30

A todo vapor, o projeto "Anjos da Guarda" já começa operar nas unidades de ensino do município

13/04/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

Com a premissa de assegurar e proteger jovens, crianças e toda comunidade escolar, policiais do projeto “Anjos da Guarda” visitaram as primeiras unidades escolares do município. Nesta quinta-feira (12), a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônia Tita Maciel de Campos, no bairro Jardim Florianópolis, Região Norte, recebeu as orientações dos profissionais que farão o policiamento ostensivo.

A atuação do programa envolverá as 88 escolas no perímetro urbano e mais sete escolas do campo. Considerada a região que mais apresentou vulnerabilidade social, a Região Norte do município está sendo a primeira à receber as ações de prevenção e enfrentamento por meio do projeto.

“Esse projeto além de trazer a segurança para as crianças, profissionais é fundamental também para desmitificar a visão do policial, para que as crianças entendam que o policial é um parceiro e amigo, tirando as impressões de medo e enxergando-os como agente de proteção. O projeto traz a segurança para todo a escola, pais e só vem a agregar”, elogiou a diretora da EMEB Antônia Tita, Elen Corrêa.

Segundo a diretora, nesta unidade a presença de alunos que apresentam problemas relacionados ao uso de drogas, bebidas alcóolicas e outros danos maléficos é uma constante, no entanto, a escola busca implementar parcerias em projetos para debate, palestras e formações com a participação de entidades como a Policia Militar, Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual, Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação que contribui para abordagem de diversos assuntos dentro da escola criando a consciência da responsabilidade social de cada cidadão.

“Todos os bairros periféricos de Cuiabá necessitam de um atendimento especializado, esse projeto já é diferenciado por isso, eles visitam a escola fazendo o trabalho de forma voluntária e isso inibirá a presença de vândalos e previne a criminalidade”, acrescentou a diretora.

A EMEB Antônia Tita, única escola do bairro Jardim Florianópolis, atualmente tem um corpo discente de cerca 800 alunos, da educação infantil ao EJA- Educação de Jovens e Adultos e mais 96 colaboradores.

“Com esse novo projeto, vamos direcionar os policiais da atividade delegada para este tipo policiamento, que fará as visitas as unidades escolares e rondas nos entornos, mantendo um relacionamento mais próximos com a direção, interagindo com pais e alunos, fazendo o acompanhamento das rotinas durante os períodos de saída e proporcionando um ambiente seguro aos alunos”, explicou o 2° sargento da PM, Augusto, acompanhado do soldado da PM Fabricio Sonoda.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, o projeto é um compromisso de campanha do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e foi lançado na última terça-feira (10), durante a programação oficial do aniversário de 299 anos de Cuiabá.

Na quarta-feira (11),  a equipe do projeto visitou as EMEB’s Ranulpho Paes de Barros e Profª. Guilhermina de Figueiredo.