Obras Públicas / NOVA FASE

28 de Maio de 2020 09h35

Viaduto Murilo Domingos começa a receber instalação das vigas de concreto

28/05/2020

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Entrando na fase de superestrutura, o viaduto Murilo Domingos começou a receber, nesta semana, a instalação das primeiras vigas de concreto. Conforme o projeto, ao longo dos 200 metros de extensão do elevado, serão fixadas um total de 64 dessas estruturas. A obra é executada na Avenida Manoel José de Arruda (Av. Beira Rio) e recebe da Prefeitura de Cuiabá o investimento de R$ 13.992.929,79.

De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, responsável pela coordenação dos trabalhos, após concluir o içamento das vigas, a construção segue para a colocação da pré-laje. A execução dessas novas atividades é possível graças a finalização das etapas de meso e infraestrutura, que compreendem a fundação das estacas raízes, concretagem das bases, levantamento dos pilares de sustentação e dos pórticos. 

“Estramos em uma nova fase dessa obra que irá beneficiar milhares de condutores que trafegam diariamente pela Beira Rio. Estamos satisfeitos por ver o trabalho evoluir e com qualidade, o que é fundamental. Vamos trabalhar com a maior agilidade possível para concluir o lançamento das vigas de concreto e avançar para um novo estágio”, comenta o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues. 

O viaduto é batizado de Murilo Domingo em homenagem ao ex-prefeito de Várzea Grande e ex-deputado federal por Mato Grosso, falecido aos 78 anos. Além da atuação política e comercial, exerceu um fundamental papel no campo ambiental. Murilo foi uma das primeiras lideranças políticas a levantar discussões e promover ações concretas de preservação do Rio Cuiabá.

VIADUTO JOSÉ MARIA BARBOSA

A Prefeitura de Cuiabá também avança de forma célere com a obra do viaduto José Maria Barbosa — Juca do Guaraná “Pai”. Localizado na Avenida Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres), a estrutura já recebeu a instalação das 64 vigas previstas e também a colocação das pré-lajes. Neste momento, os trabalhos estão concentrados na armação das ferragens para concretagem das lajes. 

O Município investe R$ 16.340.726,63 na execução da obra, que leva o nome do ex-vereador por Cuiabá, José Maria Barbosa — Juca do Guaraná (Pai). Falecido em julho de 2018, Juca teve atuação destacada no campo comercial, além de um mandato marcante na Câmara Municipal. Em sua passagem pela política, prestou grande colaboração para o desenvolvimento do município, principalmente com ações voltadas para a área social.