Obras Públicas / INTERVENÇÃO

22 de Junho de 2017 17h33

Troca de manilhas no calçadão da Antônio Maria garante escoamento eficiente de esgoto

22/06/2017

BRUNO VICENTE

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá iniciou na quarta-feira (21) o serviço de troca de manilhamento da rede de esgoto da Rua Antônio Maria Coelho, localizada no Centro Histórico da Capital. A demanda era um pedido antigo dos moradores, visto que o entupimento dos tubos antes existentes ocorria de maneira constante, ocasionando grande incomodo aos comerciantes da região e clientes.

Ao todo são 35 metros de rede que receberão o melhoramento na estrutura de escoamento. Os trabalhos estão sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que disponibilizou para esta ação uma equipe com oito servidores, além um caminhão caçamba e uma retroescavadeira.

“Estamos fazendo a substituição das manilhas de 20 polegadas por outras de 60 polegadas, que auxiliam em uma melhor evasão do esgoto. Os tubos que existiam aqui eram muito estreitos para a grande demanda e, por conta disso, entupiam constantemente, fazendo necessária a execução de diversas intervenções ao longo do tempo”, explicou o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Conforme o secretário, a previsão é de que até a próxima semana o serviço esteja finalizado e a via esteja de volta à sua normalidade para o acolhimento do grande fluxo de pessoas, que tradicionalmente recebe. “Uma parte desse serviço já havia sido feita anteriormente. Agora estamos dando seguimento e garantindo que, tanto o comerciante quanto o cliente, não passem pelos mesmos transtornos de antes”, completou.

Para a lojista Rosimeire Matos Albuquerque, a obra deve proporcionar uma grande melhoria para os comerciantes do tradicional calçadão central, pois irá findar com um problema que vinha gerando prejuízo aos trabalhadores. Proprietária de uma loja de acessórios para aparelho celular, ele destaca que já chegou a presenciar acidentes causados por conta do solo escorregadio, ocasionado pelo vazamento de gordura.

“Esse local é como se fosse um cartão de visita da cidade e temos diversas lojas aqui. O movimento de pessoas é constante e esse esgoto era um grande problema que prejudicava o nosso atendimento. Estou aqui há apenas seis meses e já sofria com isso, imagine quem está há muitos anos. Agora estamos vendo o trabalho sendo realizado e acredito que o problema será resolvido definitivamente”, comentou Rosimeire.