Obras Públicas / SERRA DOURADA / SERRA AZUL

11 de Janeiro de 2018 12h01

Trabalho de recuperação da Rua Violeta é iniciado e deve durar uma semana

11/01/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nessa quarta-feira (10) os trabalhos de recuperação da drenagem e pavimentação da Rua Violeta, via de ligação entre o Residencial Serra Azul e o bairro Serra Dourada, ambos situados na região Norte da Capital. A intervenção emergencial no local se fez necessária após o rompimento de parte da pista, ocasionado por um processo de desbarrancamento em uma de suas laterais. A situação foi imediatamente identificada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, que prontamente destinou uma equipe técnica para sanar a demanda.  

De acordo com o setor de engenharia da Secretaria, responsável pela avaliação do local e montagem do plano de atuação, o sistema de drenagem e pavimentação realizado na via há cerca de cinco anos não suportou o grande volume de chuva que caiu sobre o município nas últimas semanas. Acontece que, por conta da falha no escoamento, houve um acúmulo excessivo de água sobre a superfície asfáltica, o que resultou no desbarrancamento do aterro lateral de proteção, o chamado talude, e também no rompimento de algumas manilhas.   

“Colocamos uma equipe e todo maquinário necessário à disposição para que, com a maior agilidade e eficiência possível, esse trabalho seja finalizado e a via entregue novamente para a população. Essa rua tem um fluxo considerável, até porque ela dá acesso a pelo menos cinco bairros diferentes e, por conta disso, esperamos que até o fim da próxima semana o tráfego no local volte à normalidade”, explicou o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Para solucionar o problema, a Secretaria está executando no local minucioso trabalho de recuperação, que conta, na parte de subsolo, com edificação de um berço de pedras, seguido de um laço de concreto e ainda a colocação de sete novas manilhas, prolongando o sistema de drenagem até o córrego que corta a rua. Além disso, a parte superior passará também por um novo procedimento de compactação da base e, posteriormente, reconstrução da malha de pavimento.   

“É um trabalho minucioso e de suma importância que todas essas etapas sejam cumpridas, para que situações como esta não voltem a ocorrer. Infelizmente, sabemos que isso gera um transtorno. Todavia, estamos empenhados em solucionar e garantir a segurança daqueles que transitam diariamente por essa rua”, completou Vanderlúcio.