Obras Públicas / MALHA VIÁRIA

17 de Janeiro de 2018 16h07

Trabalho de patrolamento e encascalhamento atende mais de 100 comunidades em um ano

17/01/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Assegurar o bom estado de uso também em vias que ainda não possuem pavimentação asfáltica. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Cuiabá executou os trabalhos de patrolamento e encascalhamento em 113 comunidades, totalizando cerca de 600 km de manutenção realizadas até o início de janeiro. Os números constam no relatório de ações elaborado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, pasta responsável pela coordenação dos serviços na capital.

Para chegar aos números positivos, a Secretaria tem disponibilizado oito equipes para atender as quatro regiões de Cuiabá. A prestação do serviço conta ainda com dezenas de trabalhadores, além de um grande aparato de maquinários como caminhões, pás carregadeiras e motoniveladoras. Dessa forma, conforme o levantamento, o beneficio já foi levado para 26 bairros da região Norte, 46 da Sul, 19 da Leste e outros 22 na Oeste.   

As intervenções são colocadas em prática seguindo um cronograma de atividade montado a partir do mapeamento dos bairros que possuam uma maior urgência de atendimento. A forma programada e contínua de execução permite dar mais celeridade aos serviços, possibilitando que, a cada nova semana, o número de localidades beneficiadas seja ampliado. Além disso, em determinados períodos do ano, onde há um grande aumento de demanda, a Secretaria intensifica os trabalhos.

“Conforme foi determinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, temos feito uma gestão próxima da população, com as portas abertas para o cidadão e também visitas constantes em diferentes bairros. Essa maneira de administração nos permite conhecer de perto a realidade de cada comunidade, ajudando na montagem de um plano de atuação eficiente. Sabemos que é apenas uma medida paliativa, mas, apesar de simples, é de grande serventia para os moradores desses locais”, comenta o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

A ação é vista como grande auxiliadora de outros programas implantados pelo Município, no intuito de promover avanços na estrutura viária cuiabana. Dentro desse planejamento iniciativas como o “Minha Rua Asfaltada”, que tem levado obras de pavimentação para mais de 20 bairros e também trabalho de recapeamento das vias da região central, e a operação “Tapa-buraco”, têm se destacado como medidas importantes no desenvolvimento da cidade e na melhoria da qualidade de vida do cidadão.

“São programas que se complementam e, no final, buscam o mesmo propósito, que é garantir mais conforto e segurança para os milhares de condutores que utilizam as vias de Cuiabá. O Minha Rua Asfaltada, por exemplo, em apenas um ano de implantação já alcançou a marca de mais de 150 km de pavimentação sendo executados, simultaneamente. Em 2018, devemos levar o programa para outros bairros e assim será durante os próximos anos”, pontua o secretário. 

Confira abaixo o anexo com todos os locais atendidos