Obras Públicas / 2017 A 2019

09 de Março de 2020 07h49

Trabalho de manutenção já atendeu mais de 270 km de vias de Cuiabá

09/03/2020

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

Um levantamento da Prefeitura de Cuiabá demonstra que, de 2017 a 2019, mais de 270 quilômetros de vias foram alcançadas pelas ações de manutenção viária. O trabalho é realizado por meio da Secretaria de Obras Públicas e atende todas as regiões. A medida faz parte do planejamento de melhoria na infraestrutura que, além de asfaltar novos bairros, tem também como meta atuar no reparo da pavimentação já existente.

O número faz parte do relatório de acompanhamento da Secretaria e abrange as atividades de recapeamento e tapa-buraco. Segundo a contagem, foram 108,94 quilômetros executados em 2017, 112,36 quilômetros em 2018 e 51,16 em 2019, totalizando 272,46 quilômetros. Todo o atendimento é feito levando em consideração as demandas mais urgentes e a disponibilidade orçamentária destinada para a área.

“Sabemos que temos uma alta demanda e que, nesses meses chuvosos, ela se acentua ainda mais. No entanto, dentro das nossas possibilidades, continuamos nos empenhando para sanar os problemas que se apresentam. Esse levantamento comprova o quanto estamos investindo na infraestrutura de Cuiabá, que é antiga e, em sua grande parte, possui uma estrutura já defasada”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Realizado de forma contínua ao longo do ano, o trabalho de manutenção viária é intensificado durante a temporada de chuva. Isso porque, conforme explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues, a grande quantidade de vias com o tempo médio de vida útil já ultrapassado, somado as chuvas torrenciais que têm caído sobre a Capital, são os principais fatores para o surgimento de buracos.

“A vida útil de um pavimento varia de 12 a 15 anos, recebendo apenas serviços menores de reparo. Em Cuiabá, especialmente em suas principais vias, esse tempo já foi excedido. Alinhado a isso, a quantidade de chuva deste início de 2020 superou a média histórica dos últimos 10 anos. Nesse contexto, o número de demanda aumenta demasiadamente nesse período e a Secretaria tem buscado atender da maneira mais ágil possível”, destaca o secretário.

RECAPEAMENTO

Uma das atividades adotadas pelo Município para sanar esse problema é a execução de obras de fresagem e recapeamento. A medida consiste na retirada do asfalto antigo e substituição por um novo, tendo como foco principal as vias mais movimentadas da cidade. A ação faz parte do programa Minha Rua Asfalta que, além de levar para os bairros obras de pavimentação, também atua na recuperação das vias já revestidas com a massa asfáltica.

A requalificação da malha viária é desenvolvida desde 2017. Neste período, já foram beneficiadas ruas e avenidas como a Historiador Rubens de Mendonça, Fernando Corrêa da Costa, Profª Alice Freire, Edgar Vieira, Antártica, Mário Palma, Jurumirim, Coxipó Mirim, Pau Brasil e outras das quatro regiões. Da mesma forma, o Município executou, em 2019, o recapeamento em mais de 30 vias da região central. 

TAPA-BURACO

O tapa-buraco é uma atividade de rotina da Secretaria de Obras Públicas. Por meio dela, é realizado diariamente reparos de proporções menores nas ruas, avenidas e travessas de Cuiabá. Neste momento, a Pasta conta com três equipes preparadas exclusivamente para atuar nesse tipo de demanda. Seguindo um cronograma montado semanalmente, cerca de cinco localidades recebem a operação, por dia.

O serviço é executado com base em levantamentos elaborados pela equipe de monitoramento da pasta. Além disso, todas as solicitações recebidas por meio do telefone (65) 3313-3051 também são inseridas, das Associações de Moradores, e das indicações da Câmara Municipal de Cuiabá, também são inseridas na programação.

MONITORAMENTO

Dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) asseguram que o acumulado de chuva, desde o dia 1º de fevereiro, chegou a 280 milímetros, superando a média dos últimos 10 anos. Diante da situação, a Defesa Civil de Cuiabá intensificou o trabalho de monitoramento nos cerca 1.377.82 hectares de áreas localizadas ao longo dos córregos e consideradas de risco.