Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

23 de Março de 2019 14h00

Trabalho contínuo garante chegada da pavimentação no Altos da Serra II

23/03/2019

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

As obras de drenagem e pavimentação do bairro Altos da Serra II, situado na região Leste, evoluem de forma contínua. Retomado no início deste mês, após a diminuição nos índices de chuvas, o trabalho tem apresentado resultados positivos e novas ruas começaram a receber o revestimento asfáltico. Nesta semana, os operários estão atuando nas ruas Coqueiral, Mato Grosso e Quarente e Um.

Ao todo, a Prefeitura de Cuiabá executará mais de 10 quilômetros de pavimentação na comunidade beneficiada pelo programa Minha Rua Asfaltada. A obra recebe um investimento equivalente a R$ 5.386.745,73, assegurando que todas as vias sejam alcançadas. Neste momento, a obra se encontra com cerca de 51% do trabalho realizado e tem previsão para ser totalmente finalizado em novembro deste ano.

“Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, retomamos o trabalho com diferentes frentes de atuação. Dessa forma, temos o objetivo de otimizar o andamento do trabalho, pois enquanto uma equipe realiza a pavimentação a outra adianta a imprimação das vias. A luta pelo asfaltamento do Altos da Serra II é antiga e, com muita dedicação, estamos empenhados em entregar esse sonho aos moradores neste ano”, comenta o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Histórico

Licitada em 2016, a obra no Altos da Serra II foi encontrada paralisada pela atual gestão que, de imediato, determinou uma força-tarefa, no intuito de garantir o benefício para os moradores da comunidade. A partir de um dedicado trabalho de convencimento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) feito pela Prefeitura, a instituição financeira emitiu, no início deste ano, o documento de autorização para retomada dos serviços.

Acontece que a empresa vencedora do certame licitatório, após executar 47% dos serviços acordados, não apresentou condições de continuar à frente da obra, o que levou o Município a solicitar a rescisão contratual e convocar a segunda colocada. Todavia, a nova postulante não demonstrou interesse em assumir os trabalhos e, então, seguindo os procedimentos da Lei Federal 8.666/93, foi realizada a convocação da terceira colocada que está atuando no bairro.

O programa

Implantado em 2017, o programa Minha Rua Asfaltada se consolidou como uma grande ação de infraestrutura da Prefeitura de Cuiabá. A medida tem democratizado o benefício da pavimentação, universalizando a prestação do serviço e ampliando para as localidades mais afastadas da região central.

Até o momento são mais 40 bairros atendidos pelo programa e cerca de 200 quilômetros de malha viária alcançados, somando obras concluídas, em execução e em processo de licitação. Para este ano, além de novos lançamentos, a Prefeitura planeja entregar pelo menos 78 quilômetros de asfalto.