Obras Públicas / MANUTENÇÃO

23 de Setembro de 2017 10h30

Trabalho contínuo da Prefeitura garante a limpeza e desobstrução de mais de 800 bocas de lobo

23/09/2017

BRUNO VICENTE

Tchélo Figueiredo

Com o objetivo de manter o bom funcionamento do sistema pluvial da cidade, a Prefeitura de Cuiabá tem realizado, desde o início do ano, o trabalho de limpeza e desobstrução de diversas bocas de lobo existentes ao longo de todo o município. Inserida no cronograma de atividades permanentes da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a ação conta com duas equipes preparadas para atuarem de forma manual e, quando necessário, mecanizada.

Conforme o secretário Vanderlúcio Rodrigues, Cuiabá possui aproximadamente 4 mil bocas de lobo, que diariamente apresentam problemas distintos, como entupimentos e tampas quebradas. Ele explica que, caso não seja feita uma manutenção rotineira nessas estruturas, as complicações podem ser amplificadas, atrapalhando o escoamento eficiente da água e causando transtornos maiores à população, principalmente durante o período de chuva.

“Nossa trabalho é feito em cima da demanda apresentada. Conforme o cidadão liga na Secretaria, avisando que tem uma boca de lobo com problema na sua localidade, nós anotamos e transmitimos a ordem de serviço para as equipes, que vão até o local fazer a limpeza. Dessa maneira, o serviço tem apresentado um resultado completamente positivo nesses primeiros meses de gestão. Mas, nossa meta limpar o máximo possível e esperamos atingir pelo menos 1.200 bueiros desentupidos até o fim deste ano”, afirmou o Vanderlúcio.

A ação é executada diariamente e, além de todo contingente humano, possui também o auxílio de ferramentas manuais e vários maquinários, ajudando a dar mais agilidade na prestação do serviço. Caminhão toco, retroescavadeira e caminhão hidrojato, estão entres os equipamentos utilizados para a limpeza. Com todo esse mecanismo exclusivo para esse tipo de trabalho, a Secretaria consegue realizar em média 30 limpezas por dia, sendo que, de janeiro a setembro deste ano, mais de 800 escoadouros já receberam o serviço.

O secretário relata também que a intenção da gestão do Município é ampliar, ainda este ano, o número de servidores, multiplicando as equipes e aumentando a quantidade de atendimentos. Todavia, ele alerta que todo esse trabalho tem que ser executado de maneira conjunta com a colaboração da sociedade, que deve colocar em prática a consciência ambiental e evitar jogar lixo em locais inapropriados.

“Fizemos uma ação emergência com a preocupação do período chuvoso e, hoje, essas complicações estão praticamente sanadas. Existem algumas que apresentam um estado muito comprometido e exigem um tempo de trabalho maior. Por isso pedimos que o morador também faça sua parte, colocando o lixo da maneira correta para que seu recolhimento seja feito pela empresa responsável pela coleta, impedindo que ele entre na rede de galerias pluviais”, comentou o gestor.

A solicitação de limpeza e desobstrução de bocas de lobo pode ser feita pela população por meio dos telefones (65) 3313-3050 ou (65) 3313-3051.