Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

09 de Outubro de 2018 10h15

Terraplanagem prepara vias do Altos da Serra II para o recebimento do asfalto

09/10/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

De fundamental importância para o seguimento da obra de pavimentação, a etapa de terraplanagem das vias, executada pela Prefeitura de Cuiabá, chega ao bairro Altos da Serra II. Com uma equipe formada por mais de 30 operários, o serviço avança ao longo das ruas da comunidade e, conforme o cronograma da atividade, já alcançou o índice de mais de 51% do trabalho concluído.

O Altos da Serra II está incluso no programa “Minha Rua Asfaltada”, por meio do qual recebe o investimento de R$ 5.386.745,73 para a realização de mais de 10 quilômetros de obras de drenagem, pavimentação, construção de meio-fio e calçadas. A previsão é de que os trabalhos na região, coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, prossigam até o próximo ano e o bairro seja completamente pavimentado.

“A terraplanagem é a fase em que a base e sub-base do solo é estabilizada e preparada para a etapa de imprimação e, na sequência, recebimento da massa asfáltica. Por meio desse trabalho, o terreno é nivelado de acordo com as marcações definidas no projeto, o que evita o aparecimento de deformidades no asfalto. Anteriormente, a equipe trabalhou na construção de novas drenagens e recuperação dos sistemas antigos. Seguimos todos os procedimentos recomendados, para que, ao final, o cidadão usufrua de uma obra de qualidade”, explica o secretário Vanderlúcio Rodrigues.  

Histórico

Licitada em 2016, a obra no Altos da Serra II foi encontrada paralisada pela atual gestão que, de imediato, determinou a efetuação de uma força-tarefa, no intuito de garantir o benefício para os moradores da comunidade. A partir de um dedicado trabalho de convencimento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) feito pela Prefeitura, a instituição financeira emitiu, no início deste ano, o documento de autorização para retomada dos serviços.

Acontece que a empresa vencedora do certame licitatório, após executar 47% dos serviços acordados, não apresentou condições de continuar à frente da obra, o que levou o Município a solicitar a rescisão contratual e convocar a segunda colocada. Todavia, a nova postulante não demonstrou interesse em assumir os trabalhos e, então, seguindo os procedimentos da Lei Federal 8.666/93, foi realizada a convocação da terceira colocada que está atuando no bairro.

O programa

Com pouco mais de um ano e cinco meses de implantação, o programa “Minha Rua Asfaltada” se consolidou como uma grande ação de infraestrutura da Prefeitura de Cuiabá. A medida tem democratizado o benefício da pavimentação, universalizando a prestação do serviço e ampliando para as localidades mais afastadas da região central da Capital. Até o momento são cerca de 30 bairros atendidos pelo programa e um total de 180 quilômetros de malha viária alcançada, entre obras concluídas, em execução e em processo de licitação.

O número está dentro do planejado pelo Município, que pretende chegar até o ano de 2020 com, pelo menos, 600 quilômetros executados. Para isso, o Executivo não tem medido esforços, tanto para finalizar as obras já iniciadas quanto para agremiar mais recursos e ampliar a quantidade de comunidades contempladas. O andamento das atividades é acompanhado de perto pela Secretaria Municipal de Obras Públicas que, como parte das ferramentas de controle, elabora periodicamente um relatório de execução.