Obras Públicas / REDE DE DRENAGEM

10 de Março de 2021 11h35

Sistema de escoamento de água da Rua Sírio Libanesa passa por processo de ampliação

10/03/2021

BRUNO VICENTE

Assessoria

Arquivo

A Secretaria Municipal de Obras Públicas deve finalizar até o próximo sábado (13) a construção de uma nova rede de drenagem de águas pluviais na Rua Sírio Libanesa, situada no bairro Popular. Iniciada na semana passada, a intervenção é executada em um trecho de aproximadamente 100 metros da via que dá acesso às avenidas Dom Bosco e Isaac Póvoas.

O trabalho no local é feito a partir do monitoramento, pelo qual foi constatado que a estrutura existente já não era mais suficiente para atendimento da demanda da região. Diante do apontamento, a Secretaria deu início a implantação de um novo sistema de escoamento que será responsável por ampliar o processo de vazão da água.

“Ao mesmo tempo em que executamos as grandes obras, também estamos realizando essas ações pontuais em diversas vias da cidade. A pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, já atuamos no Parque Geórgia, na Morada do Ouro e também estamos no Boa Esperança e Industriário. Temos outros locais mapeados, que também irão receber essa melhoria”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

Conforme estabelecido no projeto, faz parte da intervenção na Rua Sírio Libanesa a instalação de uma nova tubulação, formada por manilhas de 40 centímetros. Além disso, ao longo da extensão foram construídas mais três caixas de passagem e bocas de lobo. A obra ainda será finalizada com a etapa de reconstrução da malha viária na área atingida pelos trabalhos.

“Com esse trabalho vamos evitar que as vias sejam danificadas pelo acúmulo de água na pista e resolver um problema que há anos os moradores enfrentam. Essa via dá acesso a duas importantes avenidas. Então, ela acaba recebendo um fluxo considerável de veículos que, somado com a chuva, resultava no aparecimento de crateras”, argumenta Stopa.

MANUTENÇÃO CONTÍNUA

A Secretaria de Obras Públicas executa o serviço de manutenção no sistema de drenagem diariamente em toda cidade. O trabalho continuou já resultou em mais de 100 intervenções, no período de janeiro a fevereiro deste ano. Conforme o levantamento, estão entre os trabalhos realizados a desobstrução de bocas de lobo, manilhamento, recomposição de rede pluvial e assentamento de tampão.