Obras Públicas / MANUTENÇÃO

10 de Fevereiro de 2018 08h00

Serviço de limpeza e desobstrução de bocas de lobo ganha reforço de caminhões hidrojatos

10/02/2018

BRUNO VICENTE

Secretaria de Obras Públicas

Arquivo

O serviço de limpeza e desobstrução de bocas de lobo realizado periodicamente pela Prefeitura de Cuiabá deve ganhar mais celeridade a partir desta semana. Isso porque, visando garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem de águas pluviais da cidade, a Secretaria Municipal de Obras Públicas, pasta responsável pela coordenação desse trabalho, efetuou a contratação de dois caminhões hidrojatos, que auxiliarão as duas equipes disponibilizadas para a atuação exclusiva dessa importante atividade.

Conforme levantamento feito pela Secretaria, a capital mato-grossense possui aproximadamente mais de 4 mil escoadouros, sendo que, somente em 2017, pelo menos 1.200 passaram por manutenção. Agora, com a junção entre o trabalho manual e a forma mecanizada, a expectativa é de que o rendimento seja dobrado, passando de uma média de 15 para pelo menos 30 locais atendidos diariamente. O processo também é considerado econômico já que, enquanto alguns métodos fazem o uso de produtos químicos e outros equipamentos, o hidrojateamento depende apenas da água para a execução da limpeza.

Além do novo instrumento, os servidores contam ainda com o apoio de diversas ferramentas manuais e de diversos maquinários como, por exemplo, caminhões tocos e retroescavadeiras. Todo esse aparato é visto como fundamental para alcançar a eficiência necessária na realização da manutenção rotineira dessas estruturas e evitar complicações ocasionadas pelo comprometimento no escoamento da água através das tubulações, principalmente durante o período chuvoso em que se encontra o município.

“Esses caminhões nos proporcionará a intensificação do serviço e com uma maior qualidade, provocando o desentupimento total das bocas de lobo e do manilhamento. Temos duas equipes atuando exclusivamente nesse serviço, mas temos a previsão é de que, ainda neste ano, possamos aumentar esse número de servidores para atender todas as regiões”, comenta o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Outro fator apontado como de extrema importância para a garantia do bom funcionamento dos bueiros é a participação de população, não só comunicando possíveis problemas identificados, através do telefone (65) 3313-3050, como também evitando jogar lixo em locais inadequados. Segundo Vanderlúcio, durante a execução da limpeza é possível observar que, em sua maioria, os entupimentos são causados pela prática considerada ilegal e totalmente prejudicial ao meio ambiente como um todo.

“Nosso cronograma de trabalho é montado conforme o número de demandas que recebemos. Por isso, vale destacar a importância da colaboração da sociedade nos contatar sempre que necessário pelo nosso telefone ou, até mesmo, presencialmente na Secretaria. Também pedimos que o morador também faça sua parte, colocando o lixo da maneira correta para que seu recolhimento seja feito pela empresa responsável pela coleta, impedindo que ele entre na rede de galerias pluviais”, pontua o gestor.