Obras Públicas / MINHA RUA ASFALTADA

31 de Maio de 2017 11h22

Serviço de construção de galerias pluviais no Jardim Florianópolis entra na reta final

31/05/2017

BRUNO VICENTE

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá segue trabalhando para garantir os mais de 30 quilômetros de pavimentação nos bairros Jardim Florianópolis, Jardim Vitória e Jardim União. Com a ordem de serviço assinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro no mês de abril, a construtora deu início aos trabalhos, que atualmente encontram-se em fase avançada nas construções de galerias pluviais, calçadas e meio-fio.

A pavimentação é um sonho antigo das três comunidades escolhidas como ponto de partida do programa “Minha Rua Asfaltada”, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Por conta disso, a gestão em parceria com a empresa contratada para a execução do serviço montou um grande plano de ação, visando assegurar agilidade e qualidade na obra.

Neste momento, existem três frentes de trabalho na região, sendo duas no Jardim Florianópolis e outra no Jardim Vitória, onde estão sendo executados os serviços de edificação de galerias pluviais, calçada e meio-fio, respectivamente. No Jardim União, a previsão é que dentro de algumas semanas o bairro receba as equipes, já que o sistema de drenagem no local se encontra com cerca de 90% concluído.

“Nossa expectativa é de que permaneceremos pelo menos mais duas semanas no Florianópolis, logo depois terminaremos o trecho restante no Jardim União e a partir disso entraremos em definitivo no Vitória. Estamos seguindo um planejamento para que não fique nada incompleto em nenhum dos bairros e ao final o resultado seja satisfatório para população”, explicou a engenheira fiscal, Maria Paula.

Ao todo, a Prefeitura de Cuiabá está investindo mais de R$ 33 milhões na melhoria da infraestrutura das três localidades. O investimento garante que todo material utilizado na obra seja de primeira linha, dando uma maior durabilidade à pavimentação. Nas galerias pluviais, por exemplo, estão sendo colocadas manilhas de 60 cm em todas as ruas, assegurando uma drenagem eficiente da água. Além disso, no córrego que corta o Jardim Florianópolis foram instaladas em toda extensão bueiros duplo de tubulação de 1,5 m, ajudando no melhor escoamento do esgoto.

“Essa é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de que todo nosso trabalho seja realizado de forma humanizada e com a qualidade de o cidadão cuiabano merece. Vale ressaltar que o tipo de pavimento que será utilizado nessas obras é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um dos tipos de revestimentos mais utilizados em trabalhos de grande porte. Tudo isso dá uma maior garantia à obra”, pontuou o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Minha Rua Asfaltada

Lançado no mês de comemoração dos 298 anos da Capital, o programa “Minha Rua Asfaltada” é fruto de um levantamento da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Nessa primeira etapa, além dos bairros já citados acima, também foram beneficiados o Ribeirão do Lipa, Jardim Imperial II, Residencial Nico Baracat, Dr. Fábio I e II, e Altos da Serra I e II. Essa primeira fase deve atingir 115 quilômetros de pavimento. A meta, no entanto, é ampliar o programa para outros bairros alcançando 600 quilômetros de asfaltamento durante os quatro anos de gestão.