Obras Públicas / RECONHECIMENTO

22 de Julho de 2019 10h43

Secretário de Obras Públicas recebe título de Cidadão Comunitário

22/07/2019

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

A União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb) concedeu na última sexta-feira (19), o título de Cidadão Comunitário ao secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues. A honraria foi cedida ao gestor em reconhecimento aos trabalhos prestados nas comunidades cuiabanas. Também foi adotado como critério pela instituição o atendimento ofertado às lideranças comunitárias e demais cidadãos, que buscam os serviços prestados pela Prefeitura de Cuiabá.

Natural da cidade de Patos de Minas (MG), Vanderlúcio reside em Cuiabá desde 1986, onde se formou em engenharia civil na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Com experiência na área, atuando tanto no setor privado quanto no público, está à frente da Secretaria de Obras Públicas desde 2017. Ao ser convidado pelo prefeito Emanuel Pinheiro para assumir a Pasta, recebeu como principal missão contribuir com o avanço nas obras de pavimentação asfáltica da cidade.

Desde então, liderado pelo chefe do Executivo municipal, tem dado andamento ao programa Minha Rua Asfaltada. Por meio deste, o Município busca equacionar a alta demanda de falta de pavimentação existente na Capital. Até o momento são mais de 40 bairros atendidos pelo programa e cerca de 200 quilômetros de malha viária alcançada, somando obras concluídas, em execução e em processo de licitação.

“É um título que reconhece, principalmente, a marca da gestão Emanuel Pinheiro. Todos os secretários têm a determinação do prefeito de ouvir a população. Às vezes, não temos as condições imediatas de solucionar uma demanda, mas temos a obrigação de receber e dar as explicações para as comunidades. Fico muito feliz de receber esse reconhecimento que, com toda certeza, é algo que nos motiva ainda mais a continuar buscando as melhorias que Cuiabá precisa”, destacou o Rodrigues.  

Vandelúcio é o terceiro secretário da Prefeitura de Cuiabá a receber a homenagem. Antes, Juares Samaniego (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e José Roberto Stopa (Serviços Urbanos) também foram agraciados. Segundo o presidente da Ucamb, Édio Martins, desde sua criação, foram poucos os gestores homenageados com o título que é entregue àqueles que se destacam na administração pública.

“A Ucamb acompanha, nos bairros, o atendimento das secretarias. Vanderlúcio era uma pessoa que não conhecíamos nesse meio, mas sua determinação e competência são boas surpresas para o movimento comunitário. Sabemos que a Pasta de Obras Públicas tem uma demanda grande. Cuiabá tem um enorme déficit de asfalto. E, mesmo com todas as limitações orçamentárias, ele tem demonstrado toda sua competência técnica”, disse Édio Martins. 

Presente no ato, presidente da Câmara Municipal, vereador Misael Galvão, enfatizou que Vanderlúcio pode ser considerado um secretário revelação. De acordo com o parlamentar, o titular da Obras Públicas é um gestor que está sempre nos bairros, conhecendo os problemas in loco, e debatendo as soluções com os moradores.

“Parabenizo todo movimento comunitário por esse justo reconhecimento a esse homem público, humilde e determinado. Um dos grandes acertos do prefeito Emanuel Pinheiro foi trazer Vanderlúcio para a Secretaria de Obras. Em algumas ocasiões, mesmo sabendo que o caixa da Prefeitura não tem o recurso, ele faz de um limão uma limonada para atender a comunidade”, pontuou Misael.

Também participaram da cerimônia a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, o adjunto de Relações Comunitárias, Jonail da Costa, os deputados estatuais Paulo Araújo e Elizeu Nascimento, e os vereadores Orivaldo da Farmácia, Adilson Levante e Demilson Nogueira.