Obras Públicas / CANALIZAÇÃO

13 de Março de 2017 18h47

Secretaria inicia obras no Córrego "Engole Cobra" e garante segurança aos moradores

13/03/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

A Secretaria Municipal de Obras Públicas deu inicio na última semana ao trabalho de canalização do Córrego "Engole Cobra", (compreendendo a Rua Leônidas de Matos até a Rui Barbosa), no bairro Goiabeiras. A realização do serviço se fez necessária após vistoria feita pela Diretoria de Infraestrutura da Secretaria constatar eventuais comprometimentos e não conformidades na estrutura física do local.

Conforme relatório produzido pela Diretoria de Infraestrutura, a canalização que antes existia no córrego era feita de tubos armcos (metálicos) e foram colocados ainda nos anos de 1986. Por conta do longo período, o sistema sofreu um processo de corrosão, causado pelos dejetos de esgoto na tubulação, ocasionando a abertura de crateras em três pontos diferentes, sendo dois deles em residências situadas em ambas as vias.

Segundo o secretário Vanderlúcio Rodrigues, a "cratera" da Rua Lêonidas de Matos, no terreno nº 680, com diâmetro de 7m e profundidade de 3m, apresentava risco de desmoronamento das bordas próximas a residência. O fato fez a Secretaria de Obras recomendar uma intervenção imediata no local, a fim de evitar riscos a integridade dos moradores.

“Para solucionar o problema optamos por realizar uma obra emergencial, efetuando a troca dos tubos metálicos por aduelas de concreto. Ao todo, o percurso tem 20 metros de distância, sendo que os 13 metros, em que estava situada a área de maior risco, já estão prontos”, explicou o gestor.

Contente com o andamento dos serviços, a moradora da residência atingida, Maria Alexandrina de Campos, de 73 anos, destaca a prontidão da gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro em apresentar uma solução rápida para o problema. Ela conta ainda que seus netos chegaram a adoecer por conta da exposição do esgoto, mas ressalta que a partir de agora a qualidade de vida da família deve melhorar.

“Moro há 44 anos nesta casa e nunca houve uma preocupação com essa situação. Em outubro do ano passado os problemas aumentaram e causaram a abertura desse buraco. Estava muito perigoso, mas tínhamos a confiança de que, depois da vistoria feita no início deste ano pela Prefeitura, tudo seria resolvido”, afirmou a moradora.

A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados por completo no prazo de 60 dias. Para esta obra a Prefeitura de Cuiabá investiu o montante equivalente a R$ 87.875,00 mil.