Obras Públicas / AGENDA AMBIENTAL

01 de Março de 2019 10h47

Secretaria de Obras inicia processo de implantação da A3P

01/03/2019

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Servidores da Secretaria Municipal de Obras Públicas deram uma pequena pausa na rotina normal de trabalho nesta semana para se aprofundarem um pouco mais no campo da sustentabilidade. O importante momento foi proporcionado graças ao plano de difusão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) que, desde 2018, é desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá em todos os órgãos municipais.

O evento que marcou a implantação da A3P no cotidiano da Secretaria contou com a apresentação do projeto e também do plano de trabalho a ser executado daqui para frente. A Ideia é que uma comissão montada com voluntários ajude na propagação de práticas sustentáveis para, inicialmente, mais de 200 funcionários.

“Esse um projeto encabeçado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que foi quem realizou a articulação junto ao Ministério do Meio Ambiente. A proposta da nossa gestão é tornar a Prefeitura um exemplo a ser seguido e assim incentivar a população a também fazer sua parte. São práticas simples que serão adotadas, mas que fazem a diferença no meio ambiente e na vida do cidadão”, comenta o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Conforme o planejamento, serão desenvolvidas ações de conscientização e disseminação de técnicas e hábitos sustentáveis. O objetivo é envolver os servidores no processo de gestão do uso dos recursos naturais e de aplicação de medidas que promovam a responsabilidade socioambiental nas atividades rotineira da Pasta. Para isso, o programa abordará duas linhas: “Conscientização + Ação” e “Qualidade de Vida”.

A primeira tem como proposta trabalhar por meio de palestras e ações que incentivem o combate ao desperdício, implantação de coleta seletiva e ainda o uso de garrafas e copos permanentes em substituição dos descartáveis. No campo da “Qualidade de Vida”, a meta é utilizar as práticas de limpeza, a redução da poluição sonora e visual, e o combate ao tabagismo e alcoolismo para melhorar o bem-estar dos funcionários.

O evento de adesão teve como palestrantes o gestor de Sustentabilidade, Alex Vieira, e o engenheiro sanitarista Joaquim Andrade. Já o comitê responsável pelo desenvolvimento das ações é composto por um gestor (secretário Vanderlúcio Rodrigues), uma coordenadora (Cilvone Aparecida Passo) e quatro servidores voluntários (Eder Jesus, Jocimar Araújo, Tieko Arabori Yamamoto, Tiago de Oliveira e Fernanda Cardoso).

O que é A3P?

A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública, enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes.