Obras Públicas / AMPLIAÇÃO DA DRENAGEM

26 de Novembro de 2021 06h13

Secretaria de Obras inicia instalação de aduelas de concreto na Avenida Brasil

26/11/2021

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

A Secretaria Municipal de Obras Públicas iniciou nesta quinta-feira (25) a instalação das aduelas de concreto no trecho do Córrego Gumitá que passa pela Avenida Brasil, no bairro Morada do Ouro. A atividade faz parte do trabalho de ampliação da rede de drenagem de águas pluviais executado na região da rotatória que dá acesso a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte.

No córrego, a Secretaria está construindo um bueiro celular duplo, que se juntará ao bueiro tubular existente no local. O reforço se fez necessário por conta da antiga estrutura não garantir mais um escoamento eficiente da água, já que possui dimensões maiores. A nova edificação é composta por duas filas com 25 aduelas de 2x2m em cada uma, aumentando a capacidade de vazão.

“Além disso, também vamos melhorar a estrutura de drenagem da rotatória e corrigir um problema de erosão na lateral da Avenida Tancredo Neves. Todas essas ações fazem parte da mesma obra, que tem como objetivo acabar com os alagamentos que moradores, comerciantes e todos que passam pelo local enfrentam todo ano. É uma obra que iniciou neste mês e deve concluir em dezembro”, explica o prefeito em exercício José Roberto Stopa.

Para execução da obra, foi necessária a interdição do trecho situado entre a rotatória e a Avenida Acácia Cuiabana. Segundo explica o secretário de Obras Públicas, Rauf Macedo, o bloqueio conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e deve durar até o encerramento dos trabalhos. Ele reforça que a medida é necessária para garantir a segurança dos trabalhadores e da população em geral.

“Para construir o bueiro celular duplo tivemos que fazer uma grande escavação e abrir toda a pista. Como é um serviço que precisa de um prazo maior, o melhor a se fazer é realmente interditar o trecho. Dessa forma, evitamos acidentes e também asseguramos que cada etapa da obra seja executada com os cuidados necessários. O que queremos é acabar com essa dor de cabeça que a população enfrenta toda temporada de chuva”, pontua Rauf.

ROTA ALTERNATIVA

O bloqueio somente foi efetuado pela Semob após a conclusão da sinalização de todas as rotas alternativas. Dessa forma, condutores que seguem no sentido centro devem entrar na Avenida Acácia Cuiabana, seguir pela Avenida Dr. Vicente Emílio Vuolo e acessar a Avenida Tancredo Neves até chegar à rotatória. O retorno deve ser feito pelo mesmo percurso, porém no sentido oposto.