Obras Públicas / AÇÃO RÁPIDA

21 de Fevereiro de 2018 10h02

Secretaria atua na resolução de demandas emergenciais na área central da Capital

21/02/2018

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá deu inicio nessa terça-feira (20) a uma intervenção emergencial na área central da Capital. A atuação, realizada por meio de uma equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas formada por pelo menos 10 trabalhadores, está ocorrendo no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Rua Comandante Costa, onde foi identificado o rompimento de uma caixa de passagem de águas pluviais.

A ruptura foi observada, ainda na segunda-feira (19), pela equipe de monitoramento da Secretaria que, de imediato, repassou a demanda para o setor responsável pela execução do reparo. De início, foi realizada uma avaliação técnica, no intuito de detectar as causas e montar um plano de ação que garantisse toda rapidez e qualidade necessárias para a resolução do problema. Após essa etapa, a pasta deu andamento ao trabalho de reconstrução, que deve seguir até a próxima sexta-feira (23).

A medida de urgência conta ainda com o apoio de todo aparato mecânico essencial para dar celeridade na atuação. Pelo menos uma retroescavadeira, um caminhão caçamba, e um caminhão hidrojato, foram disponibilizados para a realização dos serviços de escavação, limpeza e edificação de uma nova caixa de passagem. A ação será finalizada com a etapa de acabamento, que consiste na estabilização da base e sub-base do solo, seguida do revestimento com a massa asfáltica.

Para garantir a segurança tanto dos condutores que trafegam por ambas as vias quanto dos trabalhadores, o espaço onde se fez necessária à efetuação da intervenção foi sinalizado e isolado com cone de tráfego e barreira sinalização (New Jersey). Apesar do bloqueio parcial em uma das pistas da Avenida Isaac Póvoas, o fluxo no trânsito da região tem se mantido sem grandes alterações.

“Essa é uma área onde o fluxo de veículos e pedestres é extremamente intenso e, por conta disso, demanda uma celeridade e um cuidado maior para que tudo seja feito gerando o mínimo de impacto possível no trânsito e, ao mesmo tempo, o trabalho tenha  agilidade e qualidade. Não estamos medindo esforços para concluir o mais rápido possível e devolver a normalidade para essa região”, comentou o secretário Vanderlúcio Rodrigues. 

Ainda na Isaac Póvoas, a pasta também está empenhada na confecção de uma nova grelha metálica, responsável pela proteção de um bueiro na altura do ponto de embarque e desembarque de passageiros, situado em frente à Praça Rachid Jaudy.