Obras Públicas / IMPASSE JUDICIAL

19 de Maio de 2017 14h03

Secretaria acompanha situação para demolição de imóveis na Ilha da Banana

19/05/2017

SID CARNEIRO

Assessoria

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá acompanha as iniciativas do governo estadual para a demolição de um complexo de 15 propriedades em fase de desapropriação, com 5.900 metros quadrados, na área central de Cuiabá, conhecida como Ilha da Banana.  A afirmação partiu do secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlucio Rodrigues, que participou hoje (19) de uma audiência pública promovida pela a Câmara de Vereadores para debater sobre os impasses jurídicos.

Segundo Vanderlúcio, por ser um projeto de autoria estadual, cabe à prefeitura aguardar o desdobramento jurídico do que deverá ocorrer para viabilizar a retomada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)  entre Cuiabá e Várzea Grande.

Conforme secretário, a prefeitura tem feito sua parte zelando pela limpeza da área. Recentemente, foram retiradas mais de 60 toneladas de lixo e realizada uma ação social oferecendo tratamento psiquiátrico, psicológico para pessoas sem tetos que ocupam o local. “Estamos oferecendo toda assistência adequada na região e aguardando o que será definido nos próximos dias para que possamos continuar atuando no que se refere as obrigações da prefeitura nesse projeto de retomada do VLT.

O secretário explicou que, quanto procurada, a prefeitura está à disposição para analisar a situação e dar o apoio que couber ao município.

Conforme o secretário, o debate foi importante para esclarecimentos da morosidade em torno do VLT, que a sociedade cuiabana tanto anseia. “Essa obra mexe com todos nós que vivemos em Cuiabá e a sociedade cuiabana precisa de esclarecimentos sobre os atrasos e problemas judiciais que surgem”, disse.

Pelo projeto, apresentado no Legislativo, no local dos imóveis demolidos será construído uma área de lazer paralela aos VLT. O projeto prevê na região uma estação de integração dos usuários do transporte, que optarem por seguir para região do CPA ou do Coxipó.  

A presidente da Associação da Região Central, Francisca Lopes disse que enquanto os órgãos públicos debatem a retomada da obra o espaço da Ilha da Banana serve de abrigo para os marginais e usuários de drogas. “Ninguém aguenta mais tanto roubo e a venda de drogas à luz do dia”, afirmou.

O presidente da Associação dos Comerciantes de Cuiabá, João Batista propôs reforço no policiamento e ações sociais para ajudar o comércio a resgatar sua atividade com segurança. “A Ilha da Banana assim como outros imóveis abandonados no centro da cidade geram insegurança para o comércio que sempre esteve prejudicado por roubos e assaltos daqueles que se aproveitam do local de abandono dos imóveis para praticar a criminalidade”, disse.