Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

04 de Junho de 2018 15h09

Ruas dos bairros Dr. Fábio Leite I e Altos da Serra I recebem trabalho de pavimentação

04/06/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

O programa “Minha Rua Asfaltada” segue gerando frutos ao longo da cidade. Idealizado e executado pela Prefeitura de Cuiabá com o objetivo de transforma em realidade o sonho de milhares de pessoas, a ação de infraestrutura tem evoluído gradativamente, permitindo assim que vias, que antes eram tomadas pela lama e poeira, ganhem uma nova forma. Este é o caso, por exemplo, das comunidades vizinhas Dr. Fábio Leite I e Altos da Serra I, situadas na região Norte da Capital, onde, desde a última semana, mais de 500 toneladas de massa asfáltica estão sendo utilizadas para revestir diversas ruas de ambos os bairros.

Nos locais, as obras foram iniciadas no ano passado e, seguindo o cronograma de atividade, avançam conforme o planejado. Para a chegada do importante benefício à população, o Município está aplicando o investimento de aproximadamente R$ 37 milhões, o que resultará na pavimentação de mais de 34 quilômetros. O serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, conta com o empenho de pelo menos 20 funcionários e atingiu na semana passada a Rua 34, no Altos da Serra I, e deve progredir para as 33 e 55, onde foi finalizado o trabalho de imprimação. No Dr. Fábio Leite I, o revestimento foi feito na Rua Aripuanã e seguirá para outras quatro ruas também já preparadas.

“Os trabalhos nesses bairros estão bem acelerados. Uma grande parte das ruas passaram pela fase de terraplanagem e outras encontram-se imprimadas e prontas para receber a capa asfáltica. Estamos agilizando os trabalhos com a perspectiva de finalizar 100% das comunidades ainda neste ano. É importante destacar o serviço que vai ser entregue de maneira completa. Ou seja, além da pavimentação, a nossa atuação engloba também a construção da rede de galerias pluviais, meio-fio e calçada. É um grande pacote que temos a certeza que irá valorizar os bairros e contribuir para o avanço na saúde e autoestima dos moradores”, destaca o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Acompanhamento das obras

Uma das grandes preocupações durante a execução da obra é a eficiência no serviço que está sendo prestado ao cidadão. Para garantir isso, a Secretaria de Obras Públicas conta com uma equipe de fiscais, formadas por engenheiros e técnicos, que atua diariamente em cada localidade onde possui uma ação da Prefeitura. Cada etapa do trabalho é acompanhada de perto, garantindo que, ao final, a infraestrutura seja entregue com mais qualidade e que os moradores possam usufruir da benfeitoria por um longo período. Além do grupo de supervisionamento, o próprio prefeito Emanuel Pinheiro tem por hábito realizar vistorias periódicas nos bairros atendidos pelo “Minha Rua Asfaltada”.

“O cidadão sonha e espera por muito tempo para ter a rua asfaltada. Então, é nosso papel garantir que isso chegue até ele com toda agilidade possível e, principalmente, sem perder qualidade. É nesse sentido que tenho procurado acompanhar atentamente cada fase dentro de todo esse processo. Tenho feito isso em cada bairro onde estamos trabalhando e assim será naqueles em que ainda entraremos. Estou seguindo o compromisso firmado com a população de ser um prefeito presente nas comunidades e, por conta disso, faço questão de, juntamente com minha equipe, estar sempre vistoriando as obras de pavimentação”

Programa Minha Rua Asfaltada

O “Minha Rua Asfalta” foi lançado, no início de 2017, pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com o objetivo de universalizar a pavimentação asfáltica no município. Conforme determinado pelo gestor, a meta da ação de infraestrutura é realizar 600 quilômetros de obras até o ano de 2020. Atualmente, o programa está beneficiando mais de 25 bairros, totalizando 156 quilômetros de drenagem, pavimentação, meio-fio e calçada, sendo executados simultaneamente.