Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

09 de Julho de 2021 12h20

Ruas do bairro Jardim Primeiro de Março recebem construção de rede de drenagem de águas pluviais

09/07/2021

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá deu início neste mês ao trabalho de construção de rede de drenagem de águas pluviais em diversas ruas do bairro Jardim Primeiro de Março, situado na região Norte da Capital. A intervenção é executada via administração direta, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas. De acordo com o cronograma, a previsão é de que essa atuação na comunidade seja concluída ainda em 2021. 

O projeto foi elaborado pela própria Secretaria Municipal de Obras Públicas a partir de um mapeamento de área, que identificou as vias ainda sem esse tipo de estrutura. Conforme o planejado, o trabalho alcançará oito ruas, sendo elas: S/D, N, W, G, R, I, 31 e 2. A obra é composta pelas etapas de escavação, instalação da tubulação, edificação das caixas de passagem e bocas de lobo, além da terraplanagem.

A drenagem é o sistema responsável por garantir o escoamento eficiente da água, evitando, por exemplo, problemas de alagamento. No caso de execução de obra de pavimentação, posteriormente, a rede também garante maior qualidade e durabilidade da malha viária. Em sua montagem, a estrutura conta com a implantação de manilhas que vão de 40 cm a mais de 1 metro de diâmetro, respeitando o volume de água observado em cada região.

“O planejamento feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro e nos repassado como missão a ser cumprida é de que, neste ano, seja concluída toda a construção da rede de drenagem. A partir disso, em 2022, vamos dar seguimento ao processo de pavimentação dessas vias. Vamos fazer uma obra completa, melhorando a vida de milhares de moradores que há anos anseiam por esse benefício”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.  

Além da atuação do Jardim Primeiro de Março, a Secretaria Municipal de Obras Públicas também executa, simultaneamente, ações de melhoria na infraestrutura em diversos outros bairros da Capital. Por meio do programa Minha Rua Asfaltada, também recebem obras bairros como Santa Cruz II, Vila Guimarães, Dom Bosco, Jardim Vitória, Jardim União, Jardim Florianópolis e Residencial Morada dos Nobres.

NOVAS OBRAS

Além das obras em andamento, a Prefeitura de Cuiabá trabalha para que, ainda neste primeiro semestre, novos bairros sejam alcançados pelo programa Minha Rua Asfaltada. Neste momento, estão em fase final as etapas administrativas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para pavimentação de mais 19 bairros. 

Também já estão em andamento os processos licitatórios para contratação das empresas que irão executar as obras. Por ser uma grande quantidade de bairros, foram abertas duas concorrências públicas. Entre os beneficiados estão: Altos da Boa Vista, Parque Atalaia, Jd. Aroeira, Tancredo Neves, Pascoal Ramos, Jd. Liberdade, Planalto e Nova Esperança I (Etapa III).