Obras Públicas / MINHA RUA ASFALTADA

09 de Dezembro de 2019 17h30

Ruas do bairro Dom Bosco recebem drenagem e pavimentação

09/12/2019

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Lançada em julho deste ano, a obra de pavimentação do Dom Bosco evolui em diferentes etapas. Com o adiantamento das fases de construção da rede de drenagem de águas pluviais e terraplanagem, algumas vias da comunidade começam a ter suas infraestruturas efetivamente transformadas. São os casos, por exemplo, das ruas Nove e Doze que, na semana passada, receberam o revestimento asfáltico.

O benefício faz parte das ações do programa Minha Rua Asfaltada, no qual o Dom Bosco foi inserido pela Prefeitura de Cuiabá. Recebe o investimento de R$ 7.626.838,08, que resultará em 5,64 quilômetros de pavimentação construída. Além disso, o planejamento abrange também a edificação de meio-fio e calçamento em todas as ruas do bairro localizado na região Leste da Capital.

Implantado em 2017, o Minha Rua Asfaltada se consolidou como uma grande ação de infraestrutura. Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá chegou a 47 bairros beneficiado com a atividade, levando em consideração as obras finalizadas, em execução e também aquelas que, neste momento, passam pelo processo de licitação. De acordo com levantamento da Secretaria de Obras Públicas, são nove comunidades da região Norte, 18 da Sul, 12 da Leste e oito da Oeste.

“No caso do Dom Bosco, estamos aproveitando esse momento em que as chuvas ainda não estão intensas para adiantar as etapas que forem possíveis. Esse trabalho planejado tem nos dado o resultado satisfatório e já estamos podendo executar a pavimentação em algumas ruas”, explica o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

NOVO RECURSO

Além das obras já concluídas e as em andamento, a Prefeitura de Cuiabá planeja para o próximo ano o início de trabalhos em novos bairros. Para cumprir com essa meta, o prefeito Emanuel Pinheiro encaminhou à Câmara Municipal, em outubro, um Projeto de Lei que autoriza a contratação de uma operação de crédito, junto ao Banco Nacional de desenvolvimento Econômico Social (BNDS).

O texto já foi aprovado pelo Legislativo e garante a chegada de R$ 100 milhões aos cofres do Município, por meio do programa BNDES FINEM – Financiamento de Projetos de Investimento. O recurso será destinado exclusivamente para a execução de mais de 55 quilômetros de pavimentação em pelo menos 20 comunidades.