Obras Públicas / AÇÕES DE MELHORIAS

18 de Janeiro de 2018 17h20

Reforma, substituição e construção de novas pontes beneficiam comunidades urbanas e rurais de Cuiabá

18/01/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

No intuito de solucionar problemas referentes às travessias existentes sobre rios e córregos da zona urbana e, principalmente, no perímetro rural da Capital, a Prefeitura de Cuiabá deu seguimento, ainda em 2017, a um grande de plano de atuação para reforma, substituição e construção de novas estruturas em diversas comunidades. As intervenções nas edificações fazem parte do planejamento de trabalho do Executivo, a fim de promover a melhoria na infraestrutura viária em todas as regiões do município.

Para atender as demandas de maneira eficiente, a ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, é executada com base em um mapeamento realizado no início da atual gestão, o que permitiu fazer a identificação das situações consideradas mais urgentes. A partir do levantamento, a Prefeitura passou a colocar em prática um cronograma de atendimento que, até o momento, contemplou mais de 20 localidades.

Prezando pelo compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de tratar com o mesmo valor todas as regiões cuiabanas, a ação de infraestrutura beneficiou, por exemplo, bairros como Canjica, Serra Dourada, Jardim Aroeiras, Novo Milênio, Planalto e Altos da Serra, no perímetro urbano. Além disso, ainda foram atendidas comunidades rurais como São Jerônimo, Rio dos Peixes, dos Médicos, Guia, Sucuri, Terra Santa, dentre várias outras.

“Estamos seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para que promovêssemos uma gestão humanizada para todos os cidadãos, sem nenhuma distinção. Por isso, procuramos primeiramente fazer um trabalho de visitação em cada uma dessas localidades para conhecer de perto a situação e colocar em prática um trabalho que colocasse um fim aos problemas enfrentados pelos moradores. Graças a todo empenho de nossas equipes estamos conseguindo atender de maneira igualitária todas as regiões”, argumentou o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Levando em consideração as especificidades de cada comunidade, o corpo de engenharia técnica da Secretaria conseguiu montar uma estratégia de operação que atendesse de forma ágil e efetiva as necessidades individuais apresentadas por cada uma das edificações mapeadas. Dessa forma, o trabalho permitiu que fossem realizadas 14 reformas em pontes de madeira, a construção de duas novas pontes, sendo uma de madeira e outra de concreto, e também a substituição de 12 pontes de madeira por Bueiro Duplo Celular, Bueiro Simples Celular, Bueiro Duplo Tubular, Bueiro Simples Tubular e Bueiro Triplo Tubular.  

“No geral, essas estruturas não apresentavam mais a segurança necessária para motoristas, ciclistas, e também pedestres que trafegam diariamente pelos pontos de passagem. Em algumas situações a edificação já nem existia mais e isso prejudicava o direito de ir e vir do cidadão, como era o caso, por exemplo, da Comunidade Ecoville II, onde construímos um nova ponte de concreto”, pontuou Vanderlúcio.

Pontes de Concreto

Atendendo a uma solicitação antiga das mais de 50 famílias que residem na Comunidade Ecoville II, situada nas proximidades do km 29 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) que, após uma forte chuva em 2016, viram a antiga estrutura de madeira ser levada pelas águas do Rio Coxipó, a Prefeitura de Cuiabá entregou, em dezembro de 2017, a primeira das seis pontes concretos que serão construídas ao longo da gestão, em diversas comunidades rurais. Com mais de 50 metros de extensão e 40.20 metros de largura, a nova passagem deu um definitivo aos problemas relacionados à locomoção enfrentados pelos moradores.

Além dessa, estão previstas as construções de pelo menos outras cinco pontes em diferentes localidades. Segundo anunciado pelo chefe do Executivo cuiabano, também receberão a infraestrutura as comunidade Ribeirão Forquilha - Região do Mojo/ Distrito do Aguaçú; Rio Bandeira - Estrada do Chaparral/Coxipó do Ouro; Rio Paciência - Região do Coxipó do Ouro; Rio Aricázinho - Estrada Comunidade dos Médicos; Rio dos Médicos - Estrada Comunidade dos Médicos.