Obras Públicas / MINHA RUA ASFALTADA

30 de Maio de 2019 08h30

Rede de drenagem vai solucionar problema de avenida do bairro João Bosco Pinheiro

30/05/2019

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá avança com a obra de pavimentação no bairro João Bosco Pinheiro, situado na região Norte da Capital. Com a ordem de serviço assinada em abril, o trabalho se encontra na fase de construção da rede de drenagem pluvial e é realizado, neste momento, na Avenida Soares de Andrade. A via é uma das mais movimentadas da região e também dá acesso à comunidade vizinha Jardim Primeiro de Março.

Apesar de já ter recebido o revestimento asfáltico, em anos anteriores, a atuação na avenida se fez necessária justamente por conta da primeira intervenção não ter englobado a edificação do sistema de escoamento d´água. Dessa forma, a parte mais baixa da via era sempre prejudicada pelo volume de água, principalmente durante o período chuvoso. A falta da estrutura, além de transtornos aos condutores, amplificava os riscos de alagamento na região.  

O trabalho de correção foi iniciado no entroncamento com a Rua M e seguirá até o encontro com a Rua S, totalizando cerca de 300 metros. Em toda extensão, serão instaladas manilhas de 60mm, 80mm, e 1m, conforme as especificações estabelecidas no projeto. Além da tubulação completa, ao fim da etapa, a avenida contará com quatro bocas de lobo distribuídas em pontos estratégicos.

“A principal determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é que as obras sejam entregues com qualidade. E, neste caso, não podemos avançar com a pavimentação nas outras ruas do bairro sem sanar esse problema. Sem a rede de drenagem, a malha viária tem sua vida útil reduzida e a população é quem acaba sofrendo com as condições ruins da pista”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Em um prazo de 300 dias, o bairro irá receber 2,14 quilômetros de rede de drenagem, pavimentação e construção de meio-fio e calçadas. A obra faz parte do programa Minha Rua Asfaltada e recebe um investimento de R$ 2.312.273,99. O recurso é fruto de um trabalho de articulação liderado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que resultou na chegada de R$ 50 milhões para investimento em infraestrutura, via financiamento junto ao Banco do Brasil.

O programa

Implantado em 2017, o programa Minha Rua Asfaltada se consolidou como uma grande ação de infraestrutura. A medida tem levado o benefício da pavimentação para as localidades mais afastadas da região central. Até o momento são mais 40 bairros atendidos pelo programa somando obras concluídas, em execução e em processo de licitação. Para este ano, além de novos lançamentos, a Prefeitura planeja entregar pelo menos 78 quilômetros de asfalto.