Obras Públicas / CARTÃO POSTAL

22 de Abril de 2021 09h20

Projeto de jardinagem e paisagismo garante embelezamento do viaduto Murilo Domingos; Veja as imagens

22/04/2021

BRUNO VICENTE

Divulgação

Além de melhorar a mobilidade urbana em uma das regiões mais movimentadas de Cuiabá, o Viaduto Murilo Domingos, na Avenida Manoel José de Arruda (Av. Beira Rio), também contribuirá para o embelezamento da cidade. Isso porque, além das etapas ligadas à área estrutural, a construção do elevado abrange também a execução de um projeto de jardinagem e paisagismo.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, o trabalho contará com plantio de grama, palmeiras e outras espécies de plantas ornamentais, que ajudarão a deixar o visual do viaduto ainda mais contemplativo. Segundo o secretário, somado as ações de jardinagem e paisagismo, também está prevista a pintura dos pilares de sustentação, que será feita por artistas plásticos regionais.

“O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que essa obra seja mais um motivo de orgulho para a população. Por isso, nosso trabalho é feito no sentido de garantir que a estrutura traga os importantes benefícios para a mobilidade urbana e, ao mesmo tempo, também deixe a nossa capital ainda mais bela. Sempre falamos que o viaduto Murilo Domingos será um cartão postal e isso está preste a se concretizar”, comenta Stopa.

Outro ponto que contribui para o belo visual do viaduto é o moderno sistema de iluminação que foi implantado no local. Para esta obra, a opção escolhida foi a colocação de lâmpadas do tipo LED que, além de mais econômicas, também conseguem dar maior claridade onde são utilizadas. Ao todo, o sistema conta com 34 postes na parte superior e 32 luminárias na inferior, que já passam por constantes testes de funcionamento. 

OUTRAS ETAPAS DA OBRA

Também está em execução a pavimentação das pistas do viaduto, que deve ser finalizada nas próximas semanas. Outro serviço em andamento é o de edificação das cabeceiras que fazem a ligação entre a estrutura e a Avenida Beira Rio. Na cabeceira nº 2 (sentido da Avenida Fernando Corrêa da Costa — UNIC), a pavimentação também já está em andamento.

Já na nº 1 (sentido UNIC – Fernando Corrêa da Costa), o processo de reforço do solo, iniciado em dezembro de 2020, foi concluído e agora é efetuado o aterramento e compactação do terreno. A medida foi adotada após ser constatada a necessidade de substituir o terreno por um de melhor qualidade, assegurando que o aterro das cabeceiras seja feito sobre uma base sólida.

O processo foi composto por etapas como retirada do solo impróprio, implantação de 56 estacas raízes, colocação de mantas geotêxteis e telas geogrelhas, revestimento com duas camadas de brita e aterramento com novo tipo de solo.