Obras Públicas / BOM CAMINHO

12 de Junho de 2017 07h47

Programa de manutenção e conservação atinge 125 km de estradas vicinais da zona rural

12/06/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Lançado pela Prefeitura de Cuiabá no mês de abril, o programa “Bom Caminho”, que trata da manutenção e conservação das estradas vicinais da zona rural da Capital, começa a apresentar resultados para aqueles que transitam pelas vias. Inaugurado com a meta de alcançar os 673 quilômetros de malha viária rural, o plano de infraestrutura em pouco mais de 30 dias de trabalho já atingiu 125 quilômetros.

Sob os cuidados da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a ação permanente visa assegurar uma melhor trafegabilidade, principalmente aos pequenos agricultores que dependem diariamente das estradas para comercializar seus produtos. Ao todo são três equipes executando os serviços de patrolamento e encascalhamento nas comunidades rurais.

“Estamos implantando na nossa Cuiabá dos 300 anos uma gestão humanizada que atenda os anseios não só daqueles que vivem no perímetro urbano, mas também de quem reside no campo. Nossa agricultura familiar tem se desenvolvido ano após anos e é nosso dever como gestores públicos assegurar boas condições para que esses pequenos produtores consigam escoar aquilo que produzem”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Contando com uma série de maquinários do tipo motoniveledoras, pá carregadeiras, escavadora hidráulica, retroescavadeiras e caminhões, o Bom Caminho segue um planejamento que permite a execução de um serviço com maior agilidade e eficiência. Conforme a programação de trabalho, até o momento foram atendidas as comunidades do Rio dos Couros, dos Médicos, dos Gaúchos, Distrito do Aguaçú, Distrito do Sucuri, estrada de acesso ao Coxipó do Ouro, dentre outras localidades.

“Sabemos da importância dessas estradas para os moradores das regiões e não estamos medindo esforços para executar um trabalho de qualidade. Temos um grande número de cuiabanos que residem na zona rural e que dependem dessas vias em bom estado para terem acesso ao restante da cidade, por isso, além de fazer o trabalho inicial seguimos posteriormente com a manutenção”, comentou o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Zona Urbana

Além de todo trabalho para manter as estradas vicinais do perímetro rural em bom estado de uso, a Prefeitura de Cuiabá ainda tem tido a mesma preocupação com as ruas dos bairros situados na zona urbana. Com oito grupos de trabalho distribuídos nas quatro regiões da cidade, a gestão municipal também está atendendo aqueles bairros que ainda não possuem pavimentação asfáltica.

Com os serviços iniciados logo no início do ano, a ação de infraestrutura já contemplou diversas comunidades. Somente no mês de maio, bairros como o Residencial Aricá, Santa cruz I, Carumbé, Centro América, Santa Laura, Jardim Fortaleza, Novo Mato Grosso, Novo Milênio, Jardim Passaredo e outros mais já foram beneficiados.