Obras Públicas / RITMO AVANÇADO

21 de Novembro de 2017 17h43

Prefeitura trabalha no aterramento das cabeceiras da ponte na comunidade Ecoville II

21/11/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Iniciada em maio deste ano, a obra de construção da ponte de concreto na comunidade rural Ecoville II, situada nas proximidades do km 29 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), entrou nesta semana na fase de aterramento das cabeceiras, última etapa a ser realizada antes da entrega à população. Recebendo um investimento no valor de R$ 751.640,09, a estrutura é formada por seis vigas de concreto de 24m de comprimento e 1.40m de largura, e irá beneficiar centenas de famílias que dependem da edificação para ter acesso a área urbana da Capital.

A construção da estrutura faz parte do plano de melhoria na infraestrutura viária de Cuiabá, visando promover um trânsito mais seguro e humanizado para condutores e transeuntes. Por meio desse planejamento, a atual gestão do Município tem conseguido levar para o perímetro rural programas de manutenção nas estradas vicinais e também substituição de pontes de madeira por edificações de concreto ou bueiros celulares. 

No caso da comunidade Ecoville II, a obra atende a uma importante demanda dos moradores, que tiveram a antiga estrutura de madeira comprometida por conta das fortes chuvas ocorridas no fim de 2016. Todavia, ao assumir a chefia do Executivo municipal e tomar ciência da situação, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou a imediata construção da ponte de concreto. No total, o novo ponto de passagem terá 50m de extensão e 40.20m de largura.

Com a ordem de serviço expedida, a empresa Atrativa Engenharia Ltda começou a execução da obra com a fase de sondagem do solo, realizando avaliações técnicas do terreno e o levantamento dos índices de resistência do local para recebimento dos pilares de sustentação. Logo na sequência deu-se início ao ciclo de fundação e, por fim, chegando à etapa de superestrutura, terminada na semana passada. 

“Tomamos todos os cuidados possíveis e seguimos os procedimentos recomendados pelas normas técnicas referentes à área da construção civil, a fim de garantir que a estrutura apresente segurança e longevidade. Ao mesmo tempo, buscamos junto à empresa assegurar que todo o processo fosse o mais ágil possível. Por isso, com o empenho em conjunto, acredito que dentro de duas semanas possamos entregar mais esse benefício para a população”, explicou o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Além dessa, estão previstas as construções de pelo menos outras cinco pontes em diferentes localidades. Conforme a ordem de serviço assinada em abril deste ano, também receberão a infraestrutura as comunidade Ribeirão Forquilha - Região do Mojo/ Distrito do Aguaçú; Rio Bandeira - Estrada do Chaparral/Coxipó do Ouro; Rio Paciência - Região do Coxipó do Ouro; Rio Aricázinho - Estrada Comunidade dos Médicos; Rio dos Médicos - Estrada Comunidade dos Médicos.